VÍDEO: Retomada de área indígena em Mato Grosso do Sul tem tiros e pedidos de socorro

Imagens que circulam nas redes sociais mostram um confronto neste domingo (23) entre indígenas e produtores rurais da região de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande. Nas imagens é possível ouvir gritos de socorro.
O confronto seria pela retomada Pakurity, da comunidade Kaiowá. O conflito aconteceu em meio à disputa territorial, com grupos ligados a produtores tentando expulsar os indígenas, segundo o grupo Atyguasu.
Nas imagens que circulam é possível ouvir gritos de socorro: “Pelo amor de Deus” e “eles estão vindo”. Tiros são disparados e começa uma correria entre os indígenas para tentar escapar do ataque. Não há informações se pessoas ficaram feridas no confronto.
O Jornal Midiamax entrou em contato com a Polícia Federal para saber se equipes serão enviadas para o local, mas até a publicação da matéria não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para futuras manifestações.
Também foi tentado contato com a assessoria da Polícia Militar para saber se equipes serão enviadas para a área de conflito, mas até a publicação da matéria não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para futuras manifestações.
Conflitos
Em julho de 2024, outro conflito se deu contra os Guarani e Kaiowá em Douradina. O ataque se deu após a retomada de parte do território da comunidade. Na ocasião, um grupo de homens armados invadiu o tekoha e disparou contra os indígenas.
Na época, uma jovem foi atingida na perna. Este é o mesmo local que foi palco do conflito conhecido como ‘Massacre de Caarapó’. Na ocasião, o indígena Clodiodi Aquileu Rodrigues de Souza foi morto a tiros quando homens armados e uniformizados, em dezenas de caminhonetes, invadiram o território e atiraram contra a comunidade, resultando na morte e ferimento de outras cinco pessoas.
Imagens divulgadas nas redes sociais também mostraram um grupo de indígenas de Dourados se deslocando por uma estrada, com sacolas, familiares e animais de estimação, fugindo da perseguição.