Após ganhar repercussão nas redes sociais, a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) investigará vídeo publicado por um militar em uma página de memes. Nas imagens, o policial ensina como aprender a fazer ‘limpeza de bico’ em uma oficina, mas com duplo sentido, utilizando o fardamento e armamento da instituição no Estado.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A página conta com mais de 40 mil seguidores e divulgou o vídeo no começo de maio. Porém, excluiu a publicação minutos depois. Isso porque alguns colegas de farda não aprovaram a brincadeira.
A página que publicou o vídeo pertence a um comércio que realiza limpeza de faróis de veículos, além da recuperação e personalização dos equipamentos, em Campo Grande. Em resposta a empresa disse que não teve intenção de ofender ninguém. “Nossa empresa não tem nada haver com o ocorrido, e o vídeo nunca teve a intenção de ofender a instituição polícia militar, onde tenho muitos amigos e o maior respeito.”
PMMS investiga
Sobre o vídeo, a PMMS informou ao Jornal Midiamax que tomou conhecimento dos fatos e instaurou um procedimento para apuração. Disse ainda que, caso necessário, irá adotar as providências administrativas cabíveis.
Em 2021, o então comandante-geral da PMMS, Marcos Paulo Gimenez, assinou e publicou uma portaria que dispõe sobre os critérios para o uso das redes sociais por policiais militares de Mato Grosso do Sul.
Entre os incisos está proibição da produção, compartilhamento e também publicação de fotos com o uso de uniforme, brasão, armamentos e equipamentos oficiais da PMMS, “que demonstrem atitude, linguagem ou comportamento inadequado que maculem os princípios da ética, a honra pessoal, o pundonor policial militar, o decoro da classe e demais prescrições contidas em lei e regulamentos, estabelecidas por autoridade competente”.
Confira a nota na íntegra:
“A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul informa que tomou conhecimento dos fatos e instaurou procedimento para apuração. O caso está sendo analisado e, se necessário, serão adotadas as providências administrativas cabíveis. A PMMS possui uma portaria que regulamenta o uso das redes sociais por policiais militares quando fardados.
Conforme já dito, o caso está sendo analisado e, se necessário, serão adotadas as providências administrativas cabíveis, conforme regulamenta a portaria.
Ademais, a PMMS não divulga informações sobre o trâmite do procedimento ou quais artigos poderão ser analisados no caso em questão.”
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!