Vídeo mostra o momento em que policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) detonaram a bomba deixada no Terminal Morenão, na tarde desta quarta-feira (08), em Campo Grande. Com o local totalmente isolado, o artefato foi detonado. De acordo com testemunhas, um homem barbudo e com máscara foi quem deixou a bomba no local. Nos pacotes também tinham ameaças e mensagens relacionadas ao comunismo, deixando passageiros e trabalhadores em alerta.
“Achei estranho. Um cara barbudo, jovem, com máscara cirúrgica e de pé o tempo todo. Ele estava com as sacolas nas mãos, observando o movimento das crianças na hora de saída e de entrada da escola, subindo e descendo dos ônibus”, disse o vendedor ambulante Eleilsson Macedo de Oliveira. Eleilsson percebeu que por volta das 14h o rapaz acendeu um fogo em uma das sacolas. “Começou a sair uma fumaça e já liguei para a polícia para avisar”, conta.
A bomba não pegou fogo e deu tempo da polícia analisar o material e desarmar o artefato. Segundo o vendedor, o rapaz saiu correndo em direção à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ele vestia calça e casaco pretos.
Por volta das 16 horas, o Bope então isolou a área com apoio da Polícia Civil e GCM (Guarda Civil Metropolitana). Toda a operação até a detonação durou aproximadamente 1h30. A Polícia Civil já iniciou as investigações para identificar o barbudo que abandonou as sacolas. Até o momento, não há informações sobre motivações ou possíveis ligações do suspeito com grupos extremistas. O Partido Comunista do Brasil em Mato Grosso do Sul também emitiu nota informando que não possui nenhum tipo de participação com o ato criminoso.