Durante a retomada em uma propriedade rural em Itaquiraí, a 402 quilômetros de Campo Grande, na manhã desta quarta-feira (9), cerca de 70 acampados foram retirados da fazenda. Policiais do Batalhão de Choque foram acionados para a região.
Em nota, a Polícia Militar disse que a desocupação foi pacífica, sem confronto. Confira a nota na íntegra:
“A Assessoria de Comunicação Social da PMMS informa que na manhã de ontem, dia 08 de abril de 2025, a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul foi acionada para conter a invasão de duas propriedades rurais, por cerca de 70 pessoas e 20 veículos, no município de Itaquiraí, na região da Rodovia MS-488, próximo ao perímetro urbano. Desde as primeiras horas da ocorrência, a Polícia Militar mobilizou equipes especializadas, como o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Batalhão de Polícia Militar Rural e o Batalhão de Choque, para impedir o agravamento da situação”.
Ainda segundo a nota, a polícia permanecerá na região. “A presença ostensiva das forças de segurança foi decisiva para conter a expansão da ocupação, evitando a chegada de novos invasores ao local. Durante a operação, o efetivo realizou o monitoramento constante da área, estabelecendo barreiras e mantendo o diálogo com os envolvidos a fim de garantir a ordem pública e a integridade de todos. Hoje, 09 de abril, às famílias desocuparam a área de forma pacífica, sem a necessidade de confronto. A Polícia Militar permanece presente na região com o objetivo de assegurar a estabilidade e prevenir novos atos semelhantes”.
Imagens mostram a chegada de vários policiais à área ocupada, também é possível ver alguns pontos da fazenda onde foi colocado fogo. Helicópteros foram usados para auxiliar na desocupação.