Pular para o conteúdo
Polícia

Tragédia: piloto tentou pousar 20 minutos depois do permitido em acidente que deixou 4 mortos

Pista é visual e pouso seria permitido até as 17h39, segundo delegada
Thatiana Melo -
Quatro pessoas morreram com a queda do avião nesta terça-feira (23)(Divulgação PC/MS)

A tragédia no , que acabou na morte de quatro pessoas, em que um avião caiu na última terça-feira (23), na região da Barra Mansa, estaria com o pouso atrasado, segundo a delegada do Dracco, Ana Cláudia Medina. Os corpos passaram por exames de DNA. O avião não tinha permissão para táxi aéreo.

Conforme a delegada, o pouso para a pista na fazenda que é visual seria permitido até as 17h39, devido ao pôr do sol, e segundo Medina o avião tentou o primeiro depois das 18 horas, o que já não era mais permitido. O pouso da aeronave seria o último no local. 

Ainda conforme a delegada, o fato do horário para pousar ter ultrapassado o limite pode ter contribuído para o acidente, mas tudo será analisado com calma, disse Medina. A delegada ainda falou que montou uma ‘delegacia’ dentro da fazenda para os trabalhos de perícia e investigação nos destroços. 

Medina afirmou também que quando o avião caiu ele virou e teve o fogo, mas não explodiu. Já sobre a liberação dos corpos, a delegada disse que não tem data para a liberação, já que precisa do confronto de material genético. Morreram no acidente o piloto Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto chinês Kongjian Yu, e os cineastas Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr.

O que se sabe sobre o acidente:

  • O arquiteto Kongjian Yu e os brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Júnior estavam no Pantanal desde o dia 20 deste mês para gravar um documentário. Marcelo Pereira Barros, o piloto e dono do avião, havia sido contratado para levar o grupo aos lugares. 
  • O grupo deveria retornar na terça (23) quando ocorreu o acidente e o avião caiu na cabeceira da pista.  
  • Os corpos ficaram carbonizados e exames de DNA iriam identificar as vítimas. O resgate dos corpos demorou cerca de 9 horas devido à dificuldade de acessar o local do acidente.
  • No caso do arquiteto, a família de Kongjian Yu está vindo para o Brasil para o corpo ser periciado com a presença de familiares. Isso ocorre por respeito a uma tradição cultural. Ainda não há previsão para o procedimento.
  • A queda do avião ocorreu quando Marcelo teria feito a manobra de arremeter a aeronave, ocasionando a perda de altitude e a queda do avião.
  • Foi dito que uma manada de porcos-do-mato estaria na pista quando o piloto tentou a manobra, mas a Polícia Civil descartou a possibilidade.
  • O avião havia sido fabricado em 1958 e não tinha autorização para trabalhar como táxi aéreo.
  • A aeronave não tinha instrumentos para voar à noite.
  • O avião já havia sido alvo da Operação Ícaro em 2019 por irregularidades.
  • Morreram no acidente o piloto Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto chinês Kongjian Yu, e os cineastas Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr.
As vítimas morreram carbonizadas. (Divulgação)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: mulher que matou idoso durante furto a residência é presa em Campo Grande

São Silvestre: Inscrições abertas para a 100ª edição da corrida

Por que Campo Grande foi escolhida para sediar Supercopa e entrou na rota dos grandes jogos nacionais?

Em busca de vaga na série A do estadual, ‘Azulão’ de Maracaju pede até carne para torcedores

Notícias mais lidas agora

Advogado de réu desiste de ouvir diretor-presidente do Detran-MS em ação por corrupção

histórias

Tragédia no Pantanal: o que se sabe e o que falta saber sobre a queda do avião que matou 4 

Por que Campo Grande foi escolhida para sediar Supercopa e entrou na rota dos grandes jogos nacionais?

Feira do Guanandi: Tradição que virou motor econômico da região 

Últimas Notícias

Cotidiano

Seu bairro está na lista? Fumacê percorre três regiões nesta quinta-feira

Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas

Política

Sessão na Alems não dura nem 40 minutos após queda de energia

A sessão estava no pequeno expediente, quando os deputados apresentam as indicações

Brasil

Relator chama ‘Careca do INSS’ de ladrão, advogado reage e confusão interrompe CPMI

Antônio Carlos fez uso do direito ao silêncio

Cotidiano

‘Nenhum cliente ou fornecedor será prejudicado’, diz proprietária de academia que ‘sumiu’ da Zahran

Sócias-proprietárias divulgaram um novo comunicado após a academia fechar sem aviso prévio aos alunos