A Polícia Federal deflagrou a ‘Operação Ultima Fumus’, para desarticular organização criminosa envolvida na importação de 1,5 tonelada de cocaína, em Ponta Porã. Um traficante que comandava o esquema mesmo em regime domiciliar de prisão foi alvo da ação.
A operação foi deflagrada na última terça-feira (23). Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva, além de bloqueio de ativos financeiros da organização criminosa.
O principal alvo da ação é um traficante condenado a mais de 30 anos de prisão, que mesmo em regime de prisão domiciliar, coordenava o envio internacional da droga. Durante as investigações, também foi identificado um advogado, suspeito de transmitir ameaças, no interior de um presídio.
Investigações
As investigações tiveram início em janeiro de 2024, após a apreensão de uma carga de 1,5 tonelada de cocaína, em Araçatuba, em São Paulo. A 1ª fase da operação foi deflagrada em setembro de 2024, com a identificação do aparato logístico utilizado pela organização criminosa. Já a 2ª fase tem como foco os integrantes do alto escalão.
As investigações continuam, com o objetivo de identificar eventuais ramificações do grupo criminoso atuante na região de fronteira seca entre o Brasil e o Paraguai.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)