Um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) foi resgatado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) na tarde deste domingo (5), pois estava em situação de vulnerabilidade em razão da proximidade de cães do local onde se encontrava. Além disso, havia crianças no local, o que poderia também gerar riscos para ambas as partes. Apesar disso, o animal transitava calmamente pelas vias públicas do bairro.
Após ser chamada, a equipe deslocou-se prontamente ao local, a fim de garantir a segurança do espécime e da população. Com o uso de equipamentos adequados e observando todos os procedimentos técnicos de segurança e bem-estar animal, foi realizada a captura segura do tamanduá-mirim, sem que houvesse ferimentos ou perturbações ao animal.
Após avaliação preliminar, constatou-se que o espécime apresentava bom estado físico, sendo imediatamente reintroduzido em seu habitat natural, em área de vegetação preservada, adequada ao seu comportamento e necessidades ambientais.
A Polícia Militar Ambiental reforça que permanece atenta e disponível para ocorrências envolvendo a fauna silvestre, orientando a população a entrar em contato pelo telefone (67) 99984-5013 (WhatsApp).