Pular para o conteúdo
Polícia

Sindicato denuncia ameaças a jornalista em Pedro Juan Caballero e exige proteção

Intimidações ganharam peso depois que o profissional entrevistou ‘Cachorrão’, acusado pela morte de Leo Veras
Marcos Morandi -
Aníbal Gómez Caballero tem um programa de rádio em Pedro Juan Caballero (Foto: Reprodução, arquivo pessoal)

O SSP (Sindicato dos Jornalistas do ) emitiu nota neste domingo (24) expressando preocupação com as novas ameaças recebidas pelo jornalista Aníbal Gómez Caballero, de Pedro Juan Caballero. Nos últimos dias, Aníbal tem recebido mensagens intimidatórias via SMS e WhatsApp que colocam sua vida em risco.

O SPP informou que os fatos foram reportados aos órgãos competentes e comunicados à Codehupy (Coordenadoria de do Paraguai) e ao Comitê de Segurança de Jornalistas.

O sindicato exige que as autoridades tomem todas as medidas necessárias para proteger a vida e a segurança do jornalista e de todos os trabalhadores da imprensa que atuam em Amambay.

O Ministério Público é instado a realizar uma investigação séria e urgente para identificar e punir os responsáveis pelas ameaças.

A Polícia Nacional deve adotar imediatamente mecanismos de proteção adequados para garantir a segurança de Gómez Caballero e sua família.

O SPP, juntamente com sua filial em Pedro Juan Caballero, permanecerá vigilante na defesa do exercício livre e seguro do .

O sindicato apela aos poderes públicos e autoridades para que se comprometam com a defesa da liberdade de expressão e atuem para proteger os jornalistas no Paraguai.

Entenda o caso

O jornalista Aníbal Gómez Caballero relatou ter recebido ameaças de morte por mensagens de texto, incluindo ameaças à sua família. A denúncia foi registrada na Segunda Delegacia de Polícia de Pedro Juan Caballero

Segundo o boletim de ocorrência, o jornalista, que trabalha na rádio ‘América 94,9 FM’, recebeu uma mensagem anônima do número 0984-385392. A mensagem, repleta de insultos e linguagem extremamente violenta, o alertava para parar de “difamar” os ‘bandidos e políticos’ da cidade.

Na ameaça que teria partido de uma ‘organização’ não identificada, as primeiras pessoas a serem atingidas seriam os netos do jornalista, depois de seus filhos.

Em seu depoimento, o jornalista afirmou não ter problemas com ‘bandidos ou políticos’, com exceção apenas das críticas que fez ao deputado nacional Santiago Benítez.

Por isso, o jornalista solicitou a intervenção das autoridades competentes para investigar a origem das ameaças e garantir sua segurança e a de sua família.

Entrevista com ‘Cachorrão’

No início deste mês, Anibal divulgou uma entrevista exclusiva com Waldemar Pereira Rivas, conhecido como ‘Cachorrão’, onde o foragido fez acusações graves ao deputado Santiago, referente ao assassinato do jornalista Leo Veras.

A reportagem do Jornal Midiamax conversou com Anibal, que disse ter recebido a mensagem na sexta-feira (15), por volta das 20 horas. Segundo ele, quem fez as ameaças tem informações detalhadas sobre a sua vida e inclusive sobre o veículo que ele usa.

“Desconheço quem esteja fazendo as ameaças, coincidentemente, foi depois da entrevista com o ‘Cachorrão’, onde ele confirmava que o atual deputado, antes jornalista Santiago Benítez, pediu 20 mil dólares para ele, para não ser envolvido o caso do jornalista Leo Veras”, disse Anibal, que denunciou o caso à Polícia Nacional.

A Polícia Nacional informou que está investigando o caso para esclarecer os fatos e encontrar os responsáveis. A denúncia foi apresentada ao Ministério Público, na esperança de que sejam tomadas as medidas necessárias para proteger a vida do jornalista e de sua família.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Piloto preso no Paraguai com aeronave a serviço do tráfico é ex-jogador da seleção boliviana

CPI do INSS: oposição pauta convocação de ex-ministros desde o governo Dilma

Vista aérea de Jaraguari, onde prefeitura usará plataforma do Google para registrar o ponto eletrônico de servidores (Divulgação)

Jaraguari registrará ponto eletrônico de servidores por formulário gratuito do Google

Prefeitura anuncia construção de 91 casas destinadas à comunidade indígena Água Funda

Notícias mais lidas agora

Pai de menino morto em acidente também foi vítima do trânsito por imprudência de motorista

‘Não tem nada para fazer em Campo Grande?’: um vídeo pode mudar o que você pensa da cidade

Marcha para Jesus reuniu fiéis em Campo Grande (Foto: Nathalia Alcântara/ Jornal Midiamax)

Marcha para Jesus terá grandes nomes da música gospel no aniversário de Campo Grande; confira

‘Não sou um ditador’, diz Trump ao comentar planos de federalizar polícias municipais dos EUA

Últimas Notícias

Cotidiano

Inscrições no PICTEC 5 são prorrogadas até 26 de setembro em MS

São 1.250 bolsas para estudantes e professores do Ensino Médio de escolas públicas de MS

Cotidiano

Vai pegar a estrada? Fique atento aos trechos em obras na BR-163/MS

Confira pontos de bloqueio e trechos de 'pare e siga'

Polícia

Ao sair da casa da filha, idoso capota carro no Colúmbia em Campo Grande 

O acidente aconteceu no cruzamento da Avenida Carumã, com a Rua Nhamunda, no final da manhã desta segunda-feira (25)

Cotidiano

‘Mãe que deu show’: Paciente será indenizada em R$ 10 mil após denunciar violência obstétrica em maternidade

Paciente relata que foi humilhada e maltratada por profissionais em dois partos