O 2º sargento Laércio Alves do Santos envolvido em um roubo de carga de drogas, em junho de 2024, em Campo Grande, foi excluído da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), nesta sexta-feira (4). O policial militar Almir Figueiredo Barros Júnior morreu em confronto com policiais do Batalhão de Choque.
A decisão para exclusão do sargento foi publicada em Diário Oficial. “EXCLUIR, “ex-officio” a Bem da Disciplina, das fileiras da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, o 2º Sgt QPPM LAERCIO ALVES DOS SANTOS, conforme Solução em Recurso de Conselho de Disciplina n. 001 – Gab Cmt G/CD/2025, publicado no BCG n. 049, de 18 de fevereiro de 2025, ao qual será entregue o Certificado de Isenção em data oportuna, expedido pela Polícia Militar de Mato Grosso do Sul; com fulcro no § 1º do Art 46, inciso III do Art. 113, Art. 114 e a primeira parte do Art 115, tudo da Lei Complementar nº 053, de 30 de agosto de 1990 (Estatuto da PMMS) e mais o disposto no Art 13, inciso IV, alinea “a)” do Decreto 1.261/81, mais o § 2º do Art 31 do RDPM, aprovado através do Decreto nº 1260, de 02 Out 81. (Solução ao Processo n. 31.224.353-2024).”.
O sargento estava junto do colega de farda na noite do dia 21 de junho tentando esconder uma carga de maconha que haviam roubado na BR-262. Laércio era o batedor da quadrilha. Na época, o motorista do caminhão que carregava a droga foi sequestrado pela quadrilha.
Carga de drogas e PM morto em confronto
Os policiais do Choque receberam a denúncia de que uma carga de drogas estaria vindo para Campo Grande através da BR-262. Nisto, os militares fizeram vigilância na estrada para identificar os autores. A informação era que, assim que a carga de drogas entrasse na cidade, seria roubada por uma quadrilha rival. O motorista do caminhão foi sequestrado pela quadrilha.
Durante as diligências, os policiais observaram a aproximação de um caminhão Mercedes-benz 1113 azul, sendo seguido de perto por um Toyota Corolla, de cor prata. Os ocupantes do Corolla sinalizaram para que o motorista do caminhão estacionasse. Em seguida, com o caminhão estacionado na Rua Barra dos Bugres, o motorista foi levado a bordo de um veículo sedan, de cor branca.
O caminhão deixou o local escoltado pelo Corolla. Assim, a quadrilha se deslocou para uma chácara na Rua Claudio Augusto, na Vila Romana, e em seguida os integrantes iniciaram um suposto conserto na estrutura do caminhão – cortando uma chapa metálica.
Neste momento, os integrantes da quadrilha notaram a presença da polícia e os suspeitos -cinco ao todo – fugiram em direção a um imóvel. Dois fugitivos foram interceptados pelo cerco policial, e ocorreu a troca de tiros. No local, morreram o policial militar Almir Figueiredo Barros Júnior e Jorcinei Junior Sabala Gil da Silva.
Outros integrantes fugiram, entre eles, o sargento da PM que acabou preso na rodovia. O outro comparsa conseguiu fugir. No caminhão estavam escondidos 117 tabletes de maconha, sendo 58 tabletes no compartimento do caminhão e outros 59 tabletes localizados no interior do pneu do estepe.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.