O advogado sul-mato-grossense Luiz Eduardo Auricchio Bottura, de 48 anos, foi preso, na Itália, no dia 4 de abril. Ele tinha um mandado de prisão internacional aberto pela Interpol. A informação foi divulgada pelo jornal italiano Il Mattino.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Conforme o portal Conjur, Bottura é um litigante profissional que aparece como parte em milhares de processos e já foi condenado mais de 300 vezes por litigância de má-fé. O brasileiro estaria morando na Itália há mais de um ano, desde janeiro de 2024.
Ele foi capturado no município de Selvazzano, na região do Vêneto. De acordo com o jornal europeu, a polícia chegou até o brasileiro após deixar uma série de rastros que indicaram a localização, como o uso de cartões de crédito no próprio nome, pagamento de mensalidades de uma academia de ginástica e uso de uma Maserati Gran Cabrio pelas ruas de Selvazzano, município com 19.175 habitantes.
Mandado de prisão
A prisão preventiva de Bottura e da esposa, Raquel Fernanda de Oliveira, foi expedida em novembro de 2024 pela juíza Juliana Trajano de Freitas Barão, da 1ª Vara Criminal de São Paulo. Na decisão, a magistrada ordenou a inclusão dos nomes do casal na lista de difusão vermelha da Interpol devido à suspeita que ambos estivessem fora do país. Em dezembro, Raquel foi presa preventivamente em Mato Grosso do Sul.
O casal é réu em um processo que trata da prática dos crimes de associação criminosa; inserção de dados falsos em sistema de informações; falsificação de documento público; usurpação de função pública; prevaricação; e violação de sigilo funcional.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.