Após ser alvo de uma operação conjunta da Polícia Civil, Vigilância Sanitária e Procon-MS, a padaria Empório do Pão, localizada no bairro Taveirópolis, divulgou uma nota pública nesta quarta-feira (23) para se manifestar sobre a interdição do estabelecimento que envolveu também a prisão do proprietário em flagrante.
Segundo a Polícia Civil, a ação foi motivada por uma denúncia e resultou na constatação de diversas irregularidades sanitárias. Conforme o boletim de ocorrência, foram encontrados insumos vencidos utilizados na fabricação de pães, bolos e salgados, além de grande quantidade de queijo congelado de origem clandestina, sem rótulo, data de validade ou inspeção dos órgãos competentes.
A fiscalização também apontou falhas na rotulagem dos produtos, ausência de informações obrigatórias sobre alergênicos, glúten e lactose, além de problemas estruturais e de higiene na área de manipulação de alimentos. O Procon-MS ainda identificou produtos expostos em desacordo com a legislação e lixo armazenado de forma irregular.

Em nota divulgada nas redes sociais, a padaria afirmou ter sido surpreendida pela operação e classificou a abordagem como “dolorosa e injusta”. A empresa alegou que a licença de funcionamento estava em processo de renovação desde o dia 26 de junho, e negou que comercialize produtos impróprios. Também defendeu o uso do queijo artesanal, que segundo os proprietários seriam adquiridos de pequenos produtores rurais.
“Nos perguntamos: vender produtos artesanais agora é crime?”, questiona o texto.
A nota ainda reclama da abordagem policial. Segundo o estabelecimento, a ação ocorreu sem qualquer aviso prévio, por mais de 10 agentes. “Como se fôssemos criminosos, como se não tivéssemos dignidade, história ou respeito pelo que fazemos. Nossa padaria, que é também o nosso lar, foi invadida num dos horários de maior movimento — em procedimento policial ostensivo, máquinas recolhidas, alimentos, documentos, dentre outros, o que obrigou estabelecerem de imediato o pleno funcionamento”, detalha.

O texto da padaria Empório do Pão destaca ainda sua atuação de mais de 28 anos na cidade e anunciou que a equipe entrará em férias coletivas de 15 dias após a ação policial.
“Precisamos respirar, reorganizar e cuidar uns dos outros”, conclui a nota.
A padaria segue interditada e o proprietário foi solto após passar por audiência de custódia e pagar fiança de R$ 5 mil. Os produtos apreendidos deverão passar por descarte e inutilização adequados, sob supervisão dos órgãos responsáveis.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***