Operação de combate ao furto de energia, os conhecidos “gatos”, foi deflagrada nesta quinta-feira (10) pela Polícia Civil, o Instituto de Criminalística e a Neoenergia Elektro na cidade de Três Lagoas, a 325 km de Campo Grande.
A operação identificou 10 fraudes em vários estabelecimentos comerciais da cidade, como padaria, peixaria, adega, salão de beleza e em residências, localizados nos bairros Jupiá, Vila Piloto, Vila São João, Jardim Alvorada e Conjunto Habitacional Lírios.
O volume de energia recuperado é suficiente para abastecer 3.300 residências por um mês. Ao todo, duas pessoas foram presas em flagrante. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Três Lagoas.
No ano passado, ações de prevenção e combate a desvios de energia realizadas pela Neoenergia Elektro levaram à recuperação de 59 milhões de kWh (quilowatts-hora) entre janeiro e dezembro de 2024.
Riscos e crime
Segundo a distribuidora de energia, os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
De acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o furto de energia é crime e a pena para condenados pode chegar a oito anos de reclusão.
Para identificar os desvios e acionar a concessionária, a população pode denunciar irregularidades. As denúncias podem ser feitas de forma anônima nos canais de atendimento da empresa, por meio do telefone 0800 701 01 02, ou presencialmente em uma de nossas lojas de atendimento.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.