Pular para o conteúdo
Polícia

‘Parecia criança do deserto na África’, relatam vizinhos sobre bebê socorrido em MS

Vizinhos fizeram dezenas de denúncias sobre situação da criança; duas mulheres acabaram presas
Mirian Machado, Thatiana Melo -
Criança foi encaminhada para tratamento médico em Campo Grande (Foto: A Princesinha News)

Vizinhos e moradores da região onde o menino de 3 anos foi socorrido desnutrido e sob maus-tratos em Anastácio, cidade a 134 km de , relataram que já haviam denunciado o caso várias vezes às autoridades.

Conforme um morador, que prefere não se identificar por medo de represálias, a mãe da criança morava no local há cerca de um ano e nesse tempo dormia com o menino em um colchão do lado de fora da casa.

“No começo, a sogra da mulher cuidava, mas depois foi deixando, largando mão. A gente presenciava roupa com cocô, presenciava o menino brincando com fezes”, contou ao Jornal Midiamax.

Certo tempo, os moradores perceberam que a criança havia parado de sair de dentro da casa. Sempre que questionavam, os parentes diziam: “Tá ali dentro”. 

Ainda segundo os moradores, a avó da criança chegou a ficar internada em Campo Grande, depois retornou e a criança sempre dentro de casa. Sem precisar quanto tempo desde a última aparição do garoto, a informação é de que assim que conseguiram ver o menino já veio o susto. 

“Ele estava muito desnutrido. Parecia uma criança da África”, lamentou. Outros vizinhos questionaram a avó, e ela teria dito que ele não estava querendo comer.

“Denunciei e nada. Depois outros moradores também denunciaram e nada. foi alá, mas eles não a deixaram entrar. Ela marcou consulta para criança, mas a família não levou. Disseram que o chegou a ir lá também, mas não fizeram nada. Porque não vieram com a polícia?”, questiona a vizinhança.

Ainda conforme relatos, na casa moram cerca de 14 pessoas, sendo a maioria adultos, dois adolescentes e o menino como única criança. 

“Eles fumam, se prostituem, bebem de segunda a segunda. Eles tem comida, sim, que já presenciei recebendo sacolão. Eles recebem bolsa-família e vale renda e outras coisas. Não cuidaram porque não quiseram cuidar mesmo”, afirma.

Maus-tratos

Segundo o boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada por volta das 20h, após uma denúncia feita pelo Conselho Tutelar e pela equipe hospitalar. Os conselheiros relatavam que a criança apresentava marcas visíveis de maus-tratos, como hematomas e feridas por todo o corpo, incluindo a cabeça, o queixo, os braços e o abdômen.

O médico plantonista que atendeu a criança também confirmou o quadro de desnutrição e desidratação, o que fez com que a criança fosse imediatamente transferida para um hospital em Campo Grande, em razão da gravidade de seu estado.

Durante a apuração dos fatos, a mãe da criança informou à polícia que havia deixado seu filho sob os cuidados de sua sogra, em uma fazenda. Contudo, ao questionar a avó, ela entrou em contradição, negando que a criança morasse ali e relatando que presenciava a filha agredir a criança em diversas ocasiões. A avó afirmou ainda que, apesar de ter solicitado que a mãe levasse a criança ao médico, ela não tomava as providências necessárias.

A mãe da criança, ao ser ouvida pela polícia, alegou que sua irmã teria agredido o menino, amarrando-o com cadarços de tênis e utilizando um cano de água para bater nele. No entanto, a irmã negou as acusações e afirmou que quem maltratava a criança era a própria mãe, sua irmã.

Diante das informações contraditórias, a polícia conduziu as três mulheres para a delegacia de , onde prestaram depoimentos. O Conselho Tutelar, por sua vez, ficou responsável pela guarda da criança, que segue recebendo cuidados médicos em Campo Grande.

Vídeo registra agressão

A reportagem Jornal Midiamax recebeu vídeo que registra uma das agressões. Nas imagens, a mulher, que seria mãe da criança, bate na criança com um objeto similar a um cano de PVC.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de . São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano