A Polícia Civil do Distrito Federal, em ação conjunta com a 17ªDP e a DRCC, deflagrou a Operação “EBDOX” para desarticular uma organização criminosa dedicada à prática de estelionatos na modalidade do golpe do falso investimento. Dourados é alvo da ação, nesta quarta-feira (3).
Estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária nas cidades de São Paulo/SP, Guarujá/SP, Boa Vista/RR, Curitiba/PR, Dourados/MS e Entrerios/BA, além de medidas de sequestro de valores.
A operação investiga um esquema de pirâmide financeira disfarçado de investimentos online, que causou prejuízos milionários a centenas de vítimas em todo o país. Os golpistas, liderados por indivíduos de nacionalidade chinesa, cooptavam brasileiros para atrair investidores para a plataforma EBDOX, que prometia altos retornos.
Quando as vítimas tentavam sacar o dinheiro, eram surpreendidas com taxas e bloqueios, até que a plataforma desaparecia. Uma das empresas destinatárias do proveito do crime movimentou mais de R$ 1 bilhão durante o ano passado. Os valores eram lavados através da compra de criptomoedas, créditos de carbono e com a exportação de alimentos de Boa Vista, em Roraima para a Venezuela.
Os autores irão responder pelos crimes de estelionato (fraude eletrônica), organização criminosa e lavagem de capitais.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.