Uma operação contra os famosos ‘gatos’ de energia revoltou as 150 famílias que vivem na Agrovila Campão Orgânico, na saída para Sidrolândia, em Campo Grande, na manhã desta quinta-feira (25). As famílias estão há cerca de dois anos no local.
A operação mobilizou equipes da PM (Polícia Militar), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e da concessionária de energia. O local é uma área de invasão, que abrange centenas de pessoas há cerca de dois anos.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Ao Jornal Midiamax, Emília Diniz, líder da Agrovila, relatou que as equipes chegaram por volta das 8 horas e iniciaram a retirada da fiação de energia elétrica. Ela afirma que tenta a regularização com a Prefeitura Municipal, mas nada é feito.
“Eles não tinham mandado judicial, entraram na comunidade, derrubaram os postes, arrancaram os fios. A gente tem noção de que é um furto de energia, mas temos 200 pessoas aqui. A nossa água depende da luz, já procuramos a Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal. Eles falam que têm um projeto aqui para nossa agrovila, mas nunca regularizaram e deram satisfação”, afirma Emília.
Outra moradora reclama que, apesar de ser uma área sem regularização, é uma comunidade que depende da agricultura familiar. A agrovila conta com poços de água, que precisam da energia elétrica para funcionar.
“É uma comunidade de moradores, então, os animais e as crianças ficarão sem água. Tem toda uma produção aqui, uma agrovila. Sem energia, não tem água; sem água, não temos como fazer nada”, pontuou.
Diante da operação, o Jornal Midiamax acionou a Prefeitura Municipal de Campo Grande, a concessionária de energia, a PM e a PRF e, assim, aguarda um posicionamento. O espaço segue aberto para manifestações futuras.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)