A Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) deflagrou nesta terça-feira (23) a Operação Vila do Conde para combater organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) voltada ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de capitais.
A operação cumpre mandados em Mato Grosso do Sul para desarticular célula que agia no Estado. São cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 40 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de Belém, nos estados de: São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.
As investigações tiveram início após uma apreensão de cocaína no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no dia 9 de fevereiro de 2021. Na época, policiais federais apreenderam 458 quilos de cocaína, que estavam acondicionados em meio a uma carga de quartzo, com destino final para o Porto de Rotterdam, na Holanda.
O principal alvo da operação é Alexandre Constantino Furtado, vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo e presidente da escola de samba Império Casa Verde, apontado como integrante do PCC.
Organização estruturada
A operação policial identificou os membros da organização criminosa transnacional, bem como toda a estrutura logística montada para escoar a produção de cocaína para a Europa. Ademais, o trabalho investigativo desvendou toda a logística empresarial voltada à lavagem dos ganhos ilícitos, envolvendo empresas fictícias e investimentos em segmentos formais do mercado, como restaurantes e prestadores de serviços diversos.
O esquema movimentou milhões e levou ao bloqueio judicial de até R$ 291,5 milhões em bens, direitos e valores.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.