Pular para o conteúdo
Polícia

Marcada audiência de ex-policial e Mister MS que executaram motorista de van na BR-060

Na audiência, mandantes do crime também serão ouvidos
Thatiana Melo -
(Reprodução: Mister Mato Grosso do Sul)

Foi marcada a audiência de instrução e julgamento do ex-policial Jose Adão Correa, do Mister MS, Alexandre Lanzoni e do casal Edson Medeiros Ribeiro e Maria Isabel de Almeida Lara, acusados de planejar e executar Valdinei Marcos da Silva na BR-060, entre Jardim e Bela Vista.

O crime ocorreu em fevereiro deste ano. A audiência foi marcada para o dia 29 de setembro, às 14h30, e será feita por videoconferência. Na ocasião, serão ouvidas testemunhas e os réus.

Conforme a denúncia, foi descrito que os acusados atuavam juntos, sendo apontados os réus José Adão Corrêa e Alexandre Lanzoni como executores dos delitos e os réus Edson Medeiros Ribeiro e Mara Isabel de Almeida Lara como mandantes. Além disso, consta que os mandantes são as únicas pessoas que possuíam desentendimento sério e prévio com Valdinei, o qual já havia trabalhado para eles e abriu comércio na mesma área, inclusive atraindo clientes que eram dos acusados. 

Não bastasse isso, todas as testemunhas que conheciam as partes relataram que os desentendimentos estavam além de uma simples discussão cotidiana e passageira. O próprio acusado Edson, quando interrogado na delegacia, admitiu ser o mandante da execução de Valdinei, apesar de ter negado qualquer envolvimento de sua companheira.

Premeditação do crime

A investigação revelou que os autuados premeditaram friamente o crime, planejando sua execução dias antes da data. No dia do crime, os dois deslocaram-se até a cidade de por uma rota escolhida antecipadamente, visando evitar câmeras de monitoramento e radares que pudessem identificá-los.

Já em Jardim, aguardaram a van conduzida por Valdinei no posto de gasolina, iniciando a perseguição quando a vítima seguiu em direção a . Durante a execução do crime, Alexandre conduzia o Fiat Toro, de cor preta, enquanto José pulou para o banco de trás do veículo e foi o responsável por efetuar os disparos com a espingarda calibre 12.

Após Valdinei ser atingido, a van saiu da pista. Os autores pararam ao lado do veículo da vítima. José, então, desceu e efetuou ao menos mais três disparos à queima-roupa contra Valdinei. A de 77 anos que estava dentro da van caiu do veículo quando ele parou às margens da rodovia e uma das portas se abriu.

Após o crime, os autores empreenderam fuga por uma rota previamente calculada, evitando quaisquer tipos de e dispositivos de monitoramento que pudessem identificá-los.

Sobre a motivação para a execução, a polícia ainda está apurando, mas desavenças pessoais poderiam ser a causa do crime.

Mister MS

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, Alexandre representará o estado no Mister Brasil CNB 2025 em abril deste ano em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

Segundo a publicação do Mister Brasil CNB, Alexandre é natural de Posse, em . No entanto, mora em um sítio em Amambai, a 351 quilômetros de Campo Grande. A carreira no esporte começou em 2015, quando o suspeito participou de um campeonato de fisiculturismo. 

Mister MS e ex-policial civil se acusaram mutuamente

Os dois autores estavam em um Fiat Toro quando os militares os prenderam. Durante a busca no veículo, os policiais encontraram a suposta arma do crime, sendo uma espingarda Cal 12 CBC Military, além de quase R$ 9 mil em espécie e um capuz “bala clava”. 

Alexandre — proprietário da arma e do Fiat Toro — alegou que o ex-policial civil o coagiu para que alugasse o carro e a arma para que pudesse cobrar uma dívida de uma pessoa em Jardim. Já o ex-policial afirmou que Alexandre foi o motorista responsável pelos disparos em Valdinei.

Ambos acabaram se acusando mutuamente, mas sobre a dinâmica os dois contaram a mesma versão, de que os tiros atingiram a vítima com a Van ainda em movimento na rodovia BR-060, no sentido Bela Vista, e depois por mais vezes. Em seguida, fugiram para Amambai.

Ex-policial civil demitido

O ex-policial preso pelo crime foi demitido em 2018, por práticas de irregularidades administrativas depois de regular Processo Administrativo Disciplinar, não tendo nenhum vínculo com a PCMS, inclusive estava com tornozeleira eletrônica de fato criminal recente no estado do Paraná, onde responde por tráfico de drogas.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sargento do Exército mata esposa e filha abraçadas no Dia dos Pais

lula carne trump

É a favor? Maioria dos moradores do Centro-Oeste defende retaliação ao tarifaço dos EUA

‘Disse que não tinha amigo e atirou’, relata vítima de ataque por dívida em Campo Grande 

vingança colega de trabalho 4

‘Saída do armário’ de motorista foi vingança planejada por colega de trabalho

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra quer tirar juiz que decretou sua prisão da ação sobre esquema de corrupção

detran-ms

Um ano após escândalo, pivô de fraudes no Detran-MS é exonerada

pf sus

Secretário de Saúde de Selvíria é alvo de operação da PF contra fraudes no SUS

TJMS abre inscrições de concurso para juiz substituto com salário inicial de R$ 32,2 mil

Últimas Notícias

Cotidiano

Para desespero de tutora, Tetel ‘pega carona’ em ônibus no Nova Campo Grande e é encontrado no Centro

Cachorro é conhecido na região e foi reconhecido por vizinhos

Política

‘Não voltamos atrás’: Kemp afirma que Riedel pediu tempo ao ser questionado sobre palanque a Lula em MS

Partido vai suspender filiação de comissionados que decidirem permanecer no governo após racha do PT com Riedel

Polícia

Arsenal foi apreendido em operação contra fraudes na Saúde de Selvíria

Operação apreendeu rifles, espingarda, miras e munições na residência de alvos

Famosos

Hytalo Santos dava ‘presentes’ às famílias dos menores de idade expostos, diz MP

Investigado por exploração da imagem de menores de idade, Hytalo Santos dava presentes aos parentes dos adolescentes; entenda