Na manhã desta quarta-feira (2), a operação “Mão de Ferro” da Polícia Civil e Militar apreendeu quase meia tonelada de fios metálicos de origem ilícita na cidade de Três Lagoas, a cerca de 323 quilômetros de campo Grande. Três pessoas foram autuadas na ação que visa coibir os furtos e a receptação de fios na cidade.
Em um estabelecimento no bairro Carioca, foram localizados quase 500 quilos de fios de alumínio sem comprovação de origem. O responsável pelo local foi autuado por receptação qualificada e exercício ilegal de atividade.
Já com outros dois indivíduos, foram apreendidos aproximadamente 15 quilos de fios de cobre. A dupla foi detida pelo crime de receptação.
Operação “Mão de Ferro”
Foram empenhados cerca de 30 policiais civis de todas as delegacias do município, além de 15 policiais militares. A operação também contou com o emprego de 15 viaturas.
Além das forças de segurança, a operação contou com o apoio de servidores das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente, que atuaram na fiscalização da regularidade dos estabelecimentos e no cumprimento da legislação ambiental.
As forças de segurança alertam que a aquisição de fios metálicos ou de qualquer outro material sem comprovação de origem lícita pode configurar crime de receptação, com penas que variam de um a oito anos de prisão. Além disso, existe a Lei Municipal nº 3.791/2021, que proíbe a comercialização de cobre, alumínio e similares sem origem comprovada, prevendo penalidades administrativas e, em alguns casos, responsabilidade criminal.

✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!