Pular para o conteúdo
Polícia

Juíza que absolveu ‘Cachorrão’ pelo assassinato de Léo Veras é afastada do cargo

Pistoleiro do PCC foi considerado inocente e liberado pelo Tribunal de Execução do Paraguai em novembro de 2022
Marcos Morandi -
'Cachorrão foi peso em maio de 2020 e solto em novembro do ano passado (Foto: Reprodução/Polícia Nacional)

O JEM (Júri de Magistrados) destituiu por unanimidade a juíza Mirna Carolina Soto González, que atuou no painel que absolveu Waldemar Pereira Rivas, conhecido como ‘Cachorrão’. A decisão foi tomada após a confirmação de que ela havia se envolvido em má conduta durante o julgamento.

O afastamento da magistrada por unanimidade pelos membros do órgão, aconteceu após análise da conduta imprópria da juíza no exercício de suas funções durante o processo que beneficiou os acusados.

A decisão do JEM se enquadra nos poderes constitucionais de supervisionar e sancionar juízes e promotores que cometem má conduta grave no desempenho de suas funções.

A destituição de Soto González constitui um precedente significativo no sistema de justiça, já que o caso ‘Cachorrão’ gerou forte repercussão pública devido à decisão judicial a seu favor.

Entenda o caso

Cachorrão’ foi considerado inocente e liberado pelo Tribunal de Execução do em novembro de 2022. Durante o júri, a principal testemunha disse em plenário que não podia contar muita coisa, já que nem a fisionomia dos autores viu no dia do assassinato.

A testemunha revelou, apenas, que viu um carro de cor branca fugindo do local. Diante da inconsistência do depoimento da testemunha, que inclusive era ligada a ao jornalista, o jurado absolveu o crimino por envolvimento no crime.

A decisão gerou polêmica no meio jurídico de Pedro Juan Caballero e foi criticado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) do Paraguai que ordenou uma auditoria. A anulação do julgamento de ‘Cachorrão’ foi pedida pelo procurador Andrés Arriola.

Saída pela porta da frente

No mesmo dia em que foi anunciada sua absolvição em julgamento oral, o criminoso que tem ligações com o PCC (Primeiro Comando da Capital) saiu pela porta da frente do Tribunal de Justiça e nunca mais foi visto em Pedro Juan Caballero.

‘Cachorrão’ foi preso no dia 1º de maio daquele ano, em Pedro Juan Caballero, por agentes da polícia paraguaia. Durante o julgamento, foi incluído pelo Ministério Público o laudo técnico da perícia do celular de Waldemar Pereira Rivas.

O aparelho foi apreendido na cela de ‘Cachorrão’, no presídio. Também foi verificado que o Jeep Renegade, de cor branca, usado na execução do jornalista, era de propriedade de ‘Cachorrão’.

Execução de Léo Veras

Léo estava em casa, jantando com a família, quando o grupo invadiu o local, na noite do 12 de fevereiro de 2020. Um dos autores ficou no veículo modelo Jeep Grand Cherokee usado no transporte, e outros três realizaram o ataque.

Logo ao levar os primeiros tiros, Léo correu para os fundos da residência, uma área escura, na tentativa de se proteger, mas foi perseguido. Lá, os criminosos terminaram de matá-lo com o total de 12 disparos.

Em seguida, o amordaçaram. Vídeos do local do crime divulgados logo após o assassinato mostram um pano branco, ensanguentado, que foi usado para tapar a boca do jornalista.

Prisões após execução de jornalista

Cinco homens e uma mulher suspeitos de ligação na execução do jornalista Léo Veras foram presos ainda em 2020. As prisões aconteceram após a Abraji (Associação Brasileira de Investigativo), na época, divulgar que os tiros que atingiram o jornalista Lourenço Veras, o Léo Veras, tinham sido disparados de uma pistola Glock 9 mm.

Esta mesma arma teria sido usada em execuções de ao menos outras sete pessoas na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero.

Todos os crimes estariam relacionados ao PCC (Primeiro Comando da Capital), segundo a Associação. Exame de balística forense feita na capital Assunção, identificou em cartuchos recolhidos na casa de Léo, o mesmo padrão de marca produzido pelo percussor da pistola no instante do disparo, que é uma espécie de impressão digital, única para cada arma.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vereador cobra recursos e novo secretário de Saúde de Campo Grande e Vander vai se reunir com ministro

Rapper Hungria é internado em Brasília após suspeita de consumir bebida adulterada

Aeroporto tem voos no horário neste sábado

Índia e China retomarão voos diretos após congelamento de cinco anos

Advogado do Mensalão e fundador do Grupo Prerrogativas é encontrado morto em SP

Notícias mais lidas agora

Grupo alvo da PF usava caminhonetes clonadas e empresas de fachada para contrabando de drogas

câmara bancada ambiental anistia

Sem ausências, deputados federais de MS votaram a favor da isenção do IR até R$ 5 mil

Itambé Minas: saiba mais sobre o time que disputa Supercopa com o Sada Cruzeiro no Guanandizão

Agetran quer barrar coleta de assinaturas por intervenção ao Consórcio em terminais, diz Maicon

Últimas Notícias

Cotidiano

Prepare o tereré: calor pode ultrapassar os 39°C em MS no fim de semana

O tereré e o protetor solar serão aliados do sul-mato-grossense, pois o fim de semana será quente em Mato Grosso do Sul, com chances de as temperaturas ultrapassarem os 39°C, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), sobretudo nas regiões norte, sudoeste, pantaneira e bolsão. Contudo, na região sul, … Continued

Política

Vigilantes protestam na Alems contra projeto que regulamenta ‘bico’ de policiais em MS

Categoria teme perda de até 60% do mercado de trabalho; autor da proposta, João Henrique Catan, diz que não vai recuar

Mundo

Envio de mísseis Tomahawks à Ucrânia abrirá novo e sério ciclo de tensão, afirma Kremlin

Míssil foi utilizado pelos Estados Unidos para ataques na Síria em 2018

Famosos

É oficial! Ana Castela confirma romance com Zé Felipe: ‘Não estamos escondendo’

Após quase três meses de especulação, Ana Castela confirmou que vive um relacionamento com Zé Felipe