Durante uma fiscalização conjunta entre a Polícia Civil, a Guarda Municipal e a Fiscalização de Posturas, realizada nesta terça-feira (7), foram apreendidas 800 garrafas de bebidas destiladas em Corumbá, a 413 quilômetros de Campo Grande.
As garrafas estavam sem número de lote e sem nota fiscal, o que caracterizou comércio irregular.
A ação foi motivada pelos recentes casos de adulteração em bebidas e teve como objetivo verificar a regularidade dos produtos comercializados e coibir práticas ilegais. Para isso, as equipes vistoriaram oito estabelecimentos de venda e distribuição de bebidas no município.
Segundo a Fiscalização de Posturas, “a operação faz parte de um programa permanente de monitoramento do comércio local, visando proteger a saúde dos consumidores e evitar a circulação de bebidas falsificadas ou contaminadas com substâncias nocivas, como o metanol”.
A Polícia Civil informou que, até o momento, não foram encontrados lotes com indícios de contaminação por metanol.
Fiscalizações no estado
Em Campo Grande e outras cinco cidades do interior, uma operação realizada no fim de semana fiscalizou bares, restaurantes e conveniências.
Na Capital, foram encontradas dezenas de garrafas vencidas ou sem origem comprovada, além de 900 garrafas de whisky vazias transportadas sem nota fiscal na BR-262. Os produtos foram apreendidos e o gerente de um estabelecimento foi levado à delegacia.
Já em Três Lagoas, Naviraí, Maracaju, Ponta Porã e Costa Rica, as vigilâncias municipais reforçaram o controle sanitário e repassaram informações à SES (Secretaria Estadual de Saúde) para ampliar a resposta rápida contra produtos clandestinos.