Pular para o conteúdo
Polícia

Músico que matou Vanessa vira réu por perseguição e mais dois crimes contra jornalista

Caio Nascimento está preso desde fevereiro após matar a noiva a facadas
Adriel Mattos, Thatiana Melo -
Caio exaltava ser 'homem de Deus' nas redes sociais. (Reprodução, Redes Sociais)

O músico Caio Cesar Nascimento Pereira virou réu por mais três crimes após o feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte em fevereiro de 2025 em . Ele passa a responder por perseguição, violência psicológica e divulgação de cena de nudez.

Em maio, o MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) complementou a denúncia pelo feminicídio para incluir os três crimes. O aditamento foi aceito pela 1ª Vara do Tribunal do Júri.

Caio está preso preventivamente desde o dia do crime. O caso repercutiu fortemente no Estado e revelou falhas no atendimento às mulheres vítimas de violência, que motivou uma série de mudanças.

Relatório apontou que Vanessa era monitorada por Caio

Relatório feito pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao ) sobre os últimos dias da jornalista Vanessa Ricarte – morta a facadas pelo músico stalker Caio César do Nascimento Pereira – aponta que ela foi perseguida por 21 dias até o feminicídio.

O relatório foi realizado com base na análise dados telemáticos de Caio, como aparelho celular dele e também da vítima. Os primeiros indícios de perseguição que constam no documento são de que, entre os dias 20 de janeiro a 10 de fevereiro, o músico passou a pedir que Vanessa compartilhasse sua localização com ele.

“Especialmente durante o horário de expediente junto ao Ministério Público do Trabalho, obstando-a, portanto, do seu direito de livre circulação”, diz o texto.

Além do compartilhamento de localização, Caio acessou e monitorou as contas de e-mail e conteúdos em nuvem, alterando as senhas de Vanessa. Os contatos profissionais e amizades também eram monitorados. Assim, Caio questionava a jornalista, cobrando explicações e exigindo que ela retornasse imediatamente à casa e proferindo ofensas. Depois, pedia perdão e demonstrava arrependimento.

Feminicídio de Vanessa Ricarte

A jornalista Vanessa Ricarte, de 42 anos, servidora pública que trabalhava no MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul) morreu na Santa Casa de Campo Grande na noite do dia 12 de fevereiro, vítima de feminicídio.

Ela foi esfaqueada em casa, no bairro São Francisco, pelo ex-noivo, o músico Caio Nascimento, que foi preso em flagrante logo após o crime. Vanessa foi esfaqueada três vezes na região do tórax e depois levada em estado gravíssimo à Santa Casa, onde veio a óbito.

No dia do crime, o feminicida disfarçou calma e disse que aceitava o fim do relacionamento. Mas o que veio a seguir foram facadas desferidas contra Vanessa.

Vanessa tinha voltado da delegacia, onde foi buscar a medida protetiva contra Caio, que não recebeu a intimação a tempo, quando se deparou com o músico na residência. A jornalista estava na companhia de um amigo, já que havia dispensado, na Deam, o abrigo e a polícia para buscar seus pertences em casa.

Caio acumulava 11 registros por violência doméstica. Os boletins de ocorrência de começaram a ser registrados em 2020.

📍 Onde buscar ajuda em MS

Em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Brasília, s/n, no Jardim Imá, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.

Além da Deam, funcionam na Casa da Mulher Brasileira a Defensoria Pública; o Ministério Público; a Vara Judicial de Medidas Protetivas; atendimento social e psicológico; alojamento; espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca; Patrulha Maria da Penha; e Guarda Municipal. É possível ligar para 153.

☎️ Existem ainda dois números para contato: 180, que garante o anonimato de quem liga, e o 190. Importante lembrar que a Central de Atendimento à Mulher – 180 é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o Brasil, mas não serve para emergências.

As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os fins de semana e feriados, já que a violência contra a mulher é um problema sério no Brasil.

Já no Promuse, o número de telefone para ligações e mensagens via WhatsApp é o (67) 99180-0542.

📍 Confira a localização das DAMs, no interior, clicando aqui. Elas estão localizadas nos municípios de Aquidauana, Bataguassu, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

⚠️ Quando a Polícia Civil atua com deszelo, má vontade ou comete erros, é possível denunciar diretamente na Corregedoria da Polícia Civil de MS pelo telefone: (67) 3314-1896 ou no GACEP (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), do MPMS, pelos telefones (67) 3316-2836, (67) 3316-2837 e (67) 9321-3931.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump envia Guarda Nacional a Chicago enquanto ICE amplia ações agressivas contra imigrantes

Com problemas de infraestrutura, escola rural de Ivinhema é alvo de investigação

lula carne trump

Lula pede a Trump que EUA retirem tarifaço e sanções contra autoridades brasileiras

tempo

‘Calorão’ fez termômetros ultrapassarem 40 °C em nove cidades de MS no domingo

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Indicado de político no Detran-MS some e ‘enrola’ ação por corrupção no órgão

Supostas onças na Vila Nasser

É Fake: Ibama diz que fotos de onças na Vila Nasser não passam de montagem por IA

Padrasto é preso após agredir enteado de 6 anos em Campo Grande

Ministro da Saúde diz que exame do rapper Hungria deu negativo para metanol

Últimas Notícias

Cotidiano

Com alerta sobre desaparecimento de caminhões, Governo de MS entrega maquinários para 28 municípios

Recursos são de emendas parlamentares e também do MAPA

Polícia

Motorista de aplicativo é feita refém e colocada em porta-malas de carro durante roubo no Monte Alegre

Vítima disse que o bandido rodou por duas horas e passou os pertences dela para usuários de drogas

Famosos

‘Após a morte da Odete’: SBT debocha da TV Globo em estreia do The Voice Brasil

Estreia do The Voice Brasil acontece na mesma noite em que Vale Tudo exibirá o assassinato de Odete Roitman

Trânsito

Carga de gesso cai e ‘pinta’ rotatória da Avenida Senador Filinto Müller

Cerca de 20 sacos de gesso caíram da carroceria de um caminhão que trafegava no trecho