Pular para o conteúdo
Polícia

Familiares acompanharam chegada de corpo de pecuarista morto em acidente de avião em MS

Dracco deve ir até o local dos destroços ainda nesta quarta-feira (17) para começar análises
Thatiana Melo, Murilo Medeiros -
Chegada do corpo do pecuarista morto em acidente aéreo (Eliel Dias, Midiamax)

Abalados e em choque, familiares acompanharam a chegada do corpo do pecuarista e médico Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, morto em um acidente aéreo. Sua aeronave caiu em uma região de fazendas, no Pantanal sul-mato-grossense, nesta terça-feira (16). 

O Corpo de Bombeiros foi até a área onde o avião caiu para fazer o resgate do pecuarista dos destroços. O capitão dos bombeiros, Jonatas Lira Costa e Silva, disse ao Jornal Midiamax que a área era de difícil acesso, e por isso, houve dificuldade em resgatar a vítima.

Os familiares do pecuarista estavam no Aeroporto Santa Maria, à espera da chegada do corpo, que será levado para o Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), para a liberação para a família. 

A delegada Ana Cláudia Medina, do Dracco (Departamento de Repressão à e ao ), falou que até quinta-feira (18) a equipe de investigadores da delegacia vão até a área  dos destroços para analisar o que pode ter ocorrido. “Não podemos afirmar nada, e tudo será analisado”, disse a delegada.

Desorientação espacial

Você sabe o que é uma desorientação espacial? Ela ocorre quando um piloto perde a noção da atitude (inclinação e direção), altitude e velocidade da aeronave em relação ao solo ou a outros pontos de referência, sendo muitas vezes causada por ilusões sensoriais provocadas por mau tempo. Isto pode ter causado a queda da aeronave e morte do pecuarista e médico Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos.

O Jornal Midiamax conversou com um piloto, que preferiu não se identificar, que disse que a aeronave em que estava Ramiro foi de 20 mil pés a 0 pés em apenas, 9 segundos. “Quando você entra em uma camada de tempo fechado, o piloto tenta restabelecer a referência com o horizonte”, disse o piloto. 

Conforme a explicação, nestes casos tudo ocorre muito rápido, em apenas 9 segundos. “O piloto passa a não confiar nos instrumentos e tenta a todo custo a referência do horizonte e, nisto, o avião começa a rodar e cai”, falou.

“É quando nós falamos que o piloto vira passageiro, já que o nervoso se instala”, explicou. No momento da queda da aeronave chovia muito na região e com tempo ruim não é aconselhável decolar. 

“Isso poderia acontecer com o piloto mais experiente, por isso, quando o tempo está fechado, é melhor esperar”, falou o piloto. 

Dados do voo do pecuarista

Quem era o pecuarista e médico?

O pecuarista era formado em medicina, mas nunca teria exercido a profissão, sempre trabalhando como agropecuarista. Ramiro era médico ortopedista, casado e tinha duas netas. 

Conforme o apurado, Ramiro era um piloto experiente e tinha toda a documentação necessária para pilotar aeronave com validade até agosto de 2026. O pecuarista nasceu em Presidente Prudente, em São Paulo, mas viveu toda a vida em Araçatuba. 

O fazendeiro tinha propriedades rurais em Aracanguá, além de áreas nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Ramiro seguia sozinho para uma fazenda da família, em Figueirópolis do Oeste, em Mato Grosso, quando a aeronave caiu.

Trajeto feito pela aeronave

O trajeto feito pela aeronave Cessna P210 até o momento da queda no Pantanal de Mato Grosso do Sul foi registrado pelo ‘FlightRadar24′ — serviço de rastreamento de voos em tempo real. A queda na manhã desta terça-feira (16) resultou na morte do fazendeiro e médico ortopedista Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos.

A aeronave saiu do Aeroporto Estadual de Araçatuba-SP, contudo, durante o trajeto na divisa de Mato Grosso com , desapareceu dos radares a 90 milhas náuticas, a cerca de 166 quilômetros de Cuiabá, segundo a FAB (Força Aérea Brasileira).

A suspeita inicial é de que Ramiro tenha enfrentado condições meteorológicas adversas, uma vez que foram registradas chuva forte e trovoadas na região.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
câmara bancada

Câmara aprova nova regra para PEC da Blindagem e deputados de MS se dividem; confira votos

Piloteiro percorre Rio Paraguai por quase 3h e garante aposentadoria

Prefeito afastado após escândalo de corrupção em Terenos tem pedido de liberdade negado

Motta manobra e Câmara aprova voto secreto na PEC da Blindagem

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Familiares acompanharam chegada de corpo de pecuarista morto em acidente de avião em MS

bela vista

Após denúncia de diárias para festas, prefeitura regulamenta concessão de benefício em Bela Vista

Últimas Notícias

Cotidiano

Hospital da Vida recebe mais de 300 equipamentos e dispositivos hospitalares em Dourados

Entre os itens entregues, estão ventiladores pulmonares, mesas cirúrgicas elétricas e bombas de infusão

Cotidiano

Novas oportunidades: Cursos gratuitos são oferecidos para mulheres em Campo Grande

Capacitações incluem Informática Básica e Manicure e Pedicure; Aulas serão ministradas entre os dias 21 e 25 de setembro

Mundo

Secretário de Trump responde a ministros do STF e reforça ameaça de reagir à ‘caça às bruxas’

Norte-americano chamou o processo judicial brasileiro de "farsa política"

Mundo

Charles III recebe Trump com pompa em inédita 2ª visita de Estado do americano ao Reino Unido

Visita de Trump ao Castelo de Windsor foi marcada por bajulações e protestos