Representantes da Seção Consular da Embaixada da China no Brasil, chegaram a Campo Grande, nesta segunda-feira (29) para participarem de uma reunião no núcleo de Perícias de Mato Grosso do Sul. O arquiteto chinês Kongjian Yu, morreu no acidente com mais três pessoas.
Informações são de que a família do arquiteto deve chegar ao Brasil, na próxima quarta-feira (1º). A família do arquiteto chega para a coleta de material genético, para o confronto de DNA. Após a confirmação da identidade, o corpo será liberado aos familiares.
Os corpos do piloto Marcelo Pereira de Barros, proprietário da aeronave, já foi sepultado neste fim de semana em Aquidauana. O corpo do cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e do produtor e diretor Rubens Crispim Júnior já foram oficialmente identificados e liberados aos familiares, e serão sepultados em São Paulo.
Morreram no acidente o piloto Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto chinês Kongjian Yu e os cineastas Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr.

Avião bateu em árvores
O relatório preliminar do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) aponta que a aeronave que transportava o piloto Marcelo Pereira, os cineastas Rubens Crispim e Luiz Fernando, além do arquiteto chinês Kongjian Yu, bateu em árvores antes de cair.
O acidente aéreo ocorreu na noite da última terça-feira (23), na Fazenda Barra Mansa, em Aquidauana. O registro da ocorrência marca como ‘colisão com obstáculo durante a decolagem e pouso’. Conforme o documento, a conclusão terá o menor prazo possível, porém não estima datas.
Os trabalhos periciais continuam em andamento, ou seja, ainda não há conclusão. Entretanto, conforme o documento anexado no Portal do Cenipa, ‘durante a aproximação para pouso, houve a colisão da aeronave com árvores e posteriormente contra o solo‘.
O que se sabe sobre o acidente:
- O arquiteto Kongjian Yu e os brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Júnior estavam no Pantanal desde o dia 20 deste mês, para gravar um documentário. Marcelo Pereira Barros, o piloto e dono do avião, havia sido contratado para levar o grupo aos lugares.
- O grupo deveria retornar na terça (23), quando ocorreu o acidente e o avião caiu, explodindo na cabeceira da pista.
- Os corpos ficaram carbonizados e exames de DNA vão identificar as vítimas. O resgate dos corpos demorou cerca de 9 horas, devido à dificuldade de acessar o local do acidente.
- No caso do arquiteto Kongjian Yu, exames para identificação oficial só tiveram início após permissão da Embaixada da China.
- Assim, a queda do avião ocorreu quando Marcelo teria feito a manobra de arremeter a aeronave, ocasionando a perda de altitude e a queda do avião.
- Houve suspeita de que uma manada de porcos-do-mato estaria na pista quando o piloto tentou a manobra. Contudo, a Polícia Civil descartou a possibilidade.
- O avião tem fabricação datada em 1958 e não tinha autorização para trabalhos de táxi aéreo.
- A aeronave não tinha instrumentos para voar à noite.
- O avião foi alvo da Operação Ícaro em 2019, por irregularidades.
- Por fim, morreram no acidente o piloto Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto chinês Kongjian Yu e os cineastas Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr.