Centenas de militares da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) estão sendo homenageados com a Medalha do Mérito, em Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (5). A homenagem ocorre durante a solenidade alusiva aos 190 anos da corporação, no Quartel do Comando Geral da PMMS.
A comemoração ao aniversário da PMMS contou com várias festividades durante meses. E nesta sexta (5), dia em que a corporação celebra quase dois séculos de fundação, autoridades, militares e diversas famílias se reúnem no Comando Geral.
O sargento PM Josevanderson Karazak é um dos homenageados com a Medalha do Mérito. “É uma honra receber a medalha nesse dia festivo”, comentou o militar, que já foi agraciado com a Insígnia Militar e a Medalha Tiradentes.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A solenidade contou com a presença de autoridades, como o Comandante-Geral, Coronel Renato dos Anjos Garnes, governador Eduardo Riedel (PP), secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira e o delegado-geral da Polícia Civil de MS, Lupérsio Degerone Lucio.

Em seu discurso, o Comandante-Geral, Coronel Renato dos Anjos Garnes, destacou a importância da profissão. “Ser policial exige coragem, dedicação e entrega, porque entregamos nossa vida para proteger a população”, ressaltou o comandante.
Durante a solenidade, alguns marcos da corporação foram relembrados na manhã desta sexta-feira (5), entre eles, a primeira turma feminina da PMMS, em 1982. Dois anos depois, em 1984, surgiram as primeiras mulheres oficiais.
Em 1992, ocorreu a criação da Tora (Tropa Ostensiva de Repressão Armada), que deu origem ao Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e ao Batalhão de Choque da PMMS. Já em 2020, a primeira coronel da corporação foi promovida, a Coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, atual Subcomandante-Geral da PMMS.
Uma das festividades alusivas ao aniversário da PMMS é a Corrida Noturna 190. Cinco municípios do interior já realizaram a corrida e a próxima será em Campo Grande, neste sábado (6). A largada será às 18h, em frente ao Quartel do Comando Geral da PMMS, no Parque dos Poderes.
Confira as próximas etapas do circuito:
- 06/09 – Campo Grande (Corrida 190);
- 20/09 – Campo Grande (Corrida do Choque);
- 05/10 – Fátima do Sul;
- 09/11 – Campo Grande (Corrida Ambiental – Trilha);
- 23/11 – Campo Grande (Desafio BOPE – Aventura).
Confira a lista de homenageados AQUI.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)