Em apenas 48 horas, a PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou dois proprietários rurais, por queimadas ilegais em Paranaíba e Sonora. As autuações foram aplicadas durante o início da Operação Focus deflagrada em parceria com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Na última quarta-feira (6), a PMA de Aparecida do Taboado atendeu a um alerta emitido pelo sistema de monitoramento do Comando de Policiamento Ambiental, referente à zona rural de Paranaíba. No local, foram constatados atividades de corte de árvores nativas isoladas e queima de material lenhoso dispostos em fileiras, sem autorização ambiental.
O proprietário foi autuado com multas de R$ 300 reais por hectare desmatado e R$ 3 mil por hectare queimado ilegalmente.
Já na última quinta-feira (7), a equipe de Coxim foi acionada, após a detecção de focos de calor no município de Sonora. No local, foram encontradas a presença de cinco leitas de vegetação queimadas, já em fase final, com vestígios de cinzas e fumaças. O responsável foi autuado administrativamente.
A Operação Focus foi deflagrada no dia 4 de agosto e segue até o dia 31 de dezembro, visando a identificação e responsabilização de infratores por queimadas ilegais e incêndios florestais. De janeiro a julho, cerca de 500 ocorrências desse tipo já foram identificadas pelo setor de geoprocessamento do Imasul.

✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!