Diretor de 2º maior presídio de MS é afastado por envolvimento com crime organizado
![](https://cdn.midiamax.com.br/wp-content/uploads/2025/02/MixCollage-13-Feb-2025-11-08-AM-6976.jpg)
O diretor da PED (Presídio Estadual de Dourados), Rangel Schveiger, foi afastado por suspeita de envolvimento com crime organizado. A Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado) deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (13), em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Dourados, Rio Brilhante, Naviraí e Marília/SP. Entre os alvos da operação estava Rangel Schveiger, que foi afastado do cargo e terá que utilizar tornozeleira eletrônica.
A investigação teve início em 2024, após informações indicarem que um policial penal teria facilitado a entrada de drogas e celulares no Presídio Estadual de Dourados. O servidor foi preso em flagrante em julho do ano passado, transportando aproximadamente 1,5 kg de entorpecentes para o interior da unidade prisional.
Durante as diligências, surgiram indícios da participação de policiais penais em um homicídio ocorrido dentro do presídio. Um interno, suposto integrante de organização criminosa, teria ordenado o crime.
Até o momento, a Polícia Federal não divulgou detalhes sobre o caso. Já a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou em nota que está acompanhando a operação conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Penitenciária Estadual de Dourados, que resultou no afastamento do diretor da unidade.
“Para garantir a continuidade da gestão, a Agepen designou interventores que responderão pela administração da unidade pelo período necessário. Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a legalidade e a ética na administração penitenciária.
Esclarecimentos sobre a operação em andamento devem ser obtidos diretamente com a FICCO”, traz a nota.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.