Pular para o conteúdo
Polícia

Desvio em benefícios de acolhimento em Dourados é investigado pela Polícia Civil

Irregularidade são apuradas por agentes da Delegacia de Polícia há mais de um ano
Marcos Morandi -
Peritos identificaram falsificação de assinatura (Foto: reprodução, PC)

A 2ª Delegacia de Polícia Civil de finalizou uma investigação que revelou fraudes na gestão de benefícios destinados a dez moradores da Residência Inclusiva da Grande Dourados. A instituição é responsável por acolher pessoas com deficiência física e intelectual.

Segundo informações apuradas até o momento, investigação começou após indícios de irregularidades nas prestações de contas apresentadas em 2023, que sugeriam má administração ou possíveis crimes previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

A análise incluiu depoimentos de residentes, funcionários e testemunhas, além da avaliação de documentos contábeis, recibos e auditorias.

Os peritos identificaram a falsificação de assinaturas em documentos, apontando uma tentativa de manipular a contabilidade da instituição. Como resultado, foi detectado um desfalque significativo, estimado em cerca de R$ 60 mil.

Ainda de acordo com as investigações, os recursos, que deveriam ser usados para atender às necessidades básicas dos moradores – como alimentação, , medicamentos e comunicação com familiares –, foram desviados.

Muitos dos residentes são pessoas com deficiência severa, incluindo dificuldades de locomoção, deficiência visual e limitações na comunicação.

A investigação segue com o objetivo de responsabilizar os envolvidos pelas irregularidades. O caso foi conduzido pela equipe da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Dourados.

Denúncia

Ao Jornal Midiamax, a instituição que administra o programa afirmou que a partiu da gestão atual. “A instituição que administra a Residência Inclusiva para pessoas com Deficiência, da Grande Dourados, não é investigada, foi ela quem denunciou desvios na utilização do Benefício de Prestação Continuada (BPC) dos acolhidos, gerenciado pela ex-coordenadora”, disse em nota.

Então, ressalta que realizou procedimento interno. “Ao tomar conhecimento de inconsistências na gestão do BPC de acolhidos, o Presidente da Instituição solicitou à atual coordenadora, (Economista e Contabilista), que fosse efetuada uma interna, apontando possíveis irregularidades ou desvios de valores”.

Em nota, a instituição afirmou que “após as investigações, as autoridades policiais chegaram à conclusão de que a principal suspeita pelos supostos desvios é a ex-coordenadora do projeto, que respondeu pelo período de novembro 2022 a novembro 2023”. Documentos teriam tido falsificação de assinaturas para suposta fraude em contabilidade, aponta a nota. Assim, aponta que teria sido “constatado um desfalque om relação aos valores que teriam sido recebidos”.

Por fim, “a instituição esclarece que, à época dos fatos, efetuou o desligamento da ex-coordenadora, ressalta, ainda, que apresentou todas as documentações necessárias, contribuindo de forma veemente para a apuração dos fatos e que repudia quaisquer atos que possam lesionar Direitos dos acolhidos”.

*Matéria atualizada em 4 de janeiro para acréscimo de posicionamento da parte.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

‘Trump quer uma guerra comercial’, diz Gleice Jane após frigoríficos suspenderem exportação de carne para EUA

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Com investimento de R$ 2 milhões, Três Lagoas iniciará construção de Caps infantojuvenil

Últimas Notícias

Polícia

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após serem abandonados pela mãe que saiu para beber

Crianças foram encontradas sozinhas em casa suja e com comidas espalhadas pelo chão

Cotidiano

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

A paciente sofre de depressão, insônia crônica e doenças psicossomáticas

Política

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

A informação foi confirmada pelo senador Nelsinho Trad neste final de tarde de quarta-feira

Política

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

Pix aumentou a competitividade da economia nacional, avalia o parlamentar