O delegado Márcio Mendes Silveira, morreu enquanto tentava cumprir um mandado de prisão contra um suspeito de roubo. Ele foi atingido por tiros de espingarda, na manhã desta quinta-feira (10), no povoado Boa Vista, zona rural de São João do Sóter, região de Caxias, no Maranhão.
Conforme a Adepol-MA (Associação dos Delegados do Maranhão), outros dois agentes que o acompanhavam também foram atingidos pelos disparos, mas não correm risco de morte.
A ação teve início nas primeiras horas do dia. Segundo o Metrópoles, ao chegarem à casa do alvo, os policiais foram surpreendidos por tiros de espingarda. O delegado não resistiu ao ferimento. Os investigadores feridos foram socorridos e transferidos para um hospital em Teresina (PI), onde permanecem internados.
Logo após o ataque, o autor dos disparos conseguiu fugir. Equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar foram mobilizadas para a região. Reforços de São Luís, incluindo unidades de inteligência, o Centro Tático Aéreo e grupos especializados, como o GOE e a Força Tática, foram enviados para apoiar as buscas.
A morte do delegado gerou comoção entre colegas de profissão e provocou uma reação imediata das entidades de classe e do governo estadual. Em nota, a Adepol-MA classificou o crime como uma agressão à própria estrutura da segurança pública e cobrou uma resposta rápida e rigorosa das autoridades.
A Secretaria de Segurança Pública também lamentou o assassinato e afirmou que todas as forças policiais seguem atuando para localizar e prender o suspeito. Segundo o órgão, o crime ocorreu durante uma ação legal, e a morte do delegado não ficará impune.
Márcio Mendes era titular do 4º Distrito Policial de Caxias e atuava há anos na linha de frente do combate ao crime na região.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***