Pular para o conteúdo
Polícia

Defesa alega forte emoção e réu por execução de ‘Opalão do PCC’ enfrenta júri popular

Julgamento de Eriton Amaral de Souza ocorre nesta quinta-feira (4), na 1ª Vara do Tribunal do Júri
Lívia Bezerra -
PM no local da execução em março do ano passado, no bairro Montevidéu. (Foto: Alicce Rodrigues, Arquivo Midiamax)

Eriton Amaral de Souza, réu pela execução de Mateus Pompeu Dias, conhecido como ‘Opalão do PCC’, será julgado nesta quinta-feira (4), na 1ª Vara do Tribunal do Júri, em . Uma das teses argumentadas pela defesa será a forte emoção.

‘Opalão do PCC’ (Primeiro Comando da Capital) foi executado a tiros no bairro Montevidéu, na Capital, no dia 21 de março do ano passado. Ele tinha quase 60 passagens pela polícia e sua esposa, Sônia Estela Flores, foi assassinada por engano em abril de 2020.

No momento da execução de ‘Opalão do PCC’, um policial militar que seguia para o trabalho tentou evitar o crime e jogou o carro em cima do acusado, que conseguiu escapar e efetuou os disparos contra a vítima. Eriton foi perseguido pelo policial e atirou contra o carro do militar.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, as teses devem ser bordadas no julgamento. Eriton é acusado de homicídio qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima em relação ao ‘Opalão do PCC’ e tentativa de homicídio contra o policial.

“Vamos tentar convencer os jurados que a relação do homicídio do Mateus (Opalão do PCC) foi que o Eriton estava sob estado de uma forte e violenta emoção. A Maricelly vai explicar o que é uma forte emoção e eu irei debater isso, na prática. Isso porque anos atrás, o Mateus tentou contra a vida do Eriton e de sua esposa dentro de um carro. Na época, a esposa do Eriton estava grávida, a criança nasceu, mas logo faleceu. Então, ele (réu) ficou nesse estado de violenta emoção”, contou o de defesa, Amilton Ferreira de Almeida.

Já a advogada Larissa Almeida Tobaru defenderá o cliente na acusação de tentativa de homicídio contra o policial. “Ela irá tentar a absolvição, porque o Eriton não tentou matar o policial. Ele tentou se defender dos disparos”, explicou.

O julgamento ocorre a partir das 8 horas da manhã desta quinta-feira (4), na 1ª Vara do Tribunal do Júri, no fórum de Campo Grande, e será presidido pelo juiz de Direito, Calos Alberto Garcete de Almeida.

Execução de ‘Opalão do PCC’

Um policial que seguia para o trabalho tentou evitar o crime, quando percebeu a ação do e jogou o carro em cima do autor, que conseguiu se desvencilhar. Em seguida, o motociclista emparelhou ao lado do motorista e fez os disparos.

O motorista morreu no local antes da chegada do socorro e teria sido atingido por cerca de oito tiros. O policial ainda perseguiu o motociclista, que atirou contra o carro do militar. Ocorreu troca de tiros e o autor acabou preso. 

O assassinato de ‘Opalão do PCC’ seria um acerto de contas entre criminosos. Ele tinha várias passagens pela polícia, entre elas de contra as próprias filhas. O autor também tem passagens.

(Foto: Alicce Rodrigues, Arquivo Midiamax)

Assassinato de esposa por engano

Mateus Pompeu Dias teve a mulher, Sônia Estela Flores, assassinada por engano em abril de 2020. Sônia foi assassinada por engano com tiro na cabeça, no Jardim Noroeste, em Campo Grande, enquanto segurava o bebê no colo. 

Na época, os pistoleiros queriam matar o marido dela, ex-presidiário que vinha sendo ameaçado de morte pela facção criminosa da qual teria sido membro.

Sônia e o marido, que havia saído da prisão há aproximadamente dois meses, seguiam em um veículo Celta pela Rua Ataúfo Paiva, quando foram surpreendidos pelos executores em uma moto. Os criminosos atiraram e fugiram. Ela chegou a ser socorrida pelo marido, que foi ao encontro de equipes do Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas não resistiu.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Passageiros enfrentam falta de luz no Aeroporto de Guarulhos, em SP

Governo entrega 28 veículos para reforço de ações de saúde em municípios e comunidades indígenas de MS

Se julgamento for jurídico, não há por que condenar Bolsonaro, diz advogado do ex-presidente

Advogado de Braga Netto alega cerceamento da defesa em dois pontos do processo

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor do MPMS de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia anticorrupção

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Tempo seco: umidade do ar pode chegar a 12% em cidades de MS

Últimas Notícias

Política

Após reportagem, promotor do MPMS de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia anticorrupção

Promotor de Justiça foi flagrado até socializando com José Paleari durante jogo do Corinthians e converteu flagrantes em 'recomendação' para poupar o suposto amigo

Política

Riedel vai à inauguração no Paraguai e Barbosinha entrega obras no interior de MS

Agendas do governador e vice-governador acontecem na quinta-feira (4)

Cotidiano

Voucher Qualificação: iniciativa que amplia MS Qualifica será lançada esta semana

Projeto teve investimento de quase R$3 milhões e será apresentado no 1º Fórum Estadual de Gestores do Trabalho, Emprego e Renda

Brasil

Senado reduz prazo de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa

Projeto vai à sanção presidencial