Pular para o conteúdo
Polícia

Crime de maus-tratos a animais em Mato Grosso do Sul supera 600 denúncias em 2024

As vítimas não são apenas cães e gatos, mas também outros animais
Layane Costa -
Entenda o qualifica o crime de maus-tratos (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

Animais sofrendo maus-tratos têm se tornado frequentes no noticiário campo-grandense. As vítimas não são apenas cães e gatos, mas também patos e galinhas, como em um recente caso divulgado. No ano passado, mais de 600 denúncias foram registradas.

No mês de março, o Jornal Midiamax noticiou que um homem foi indiciado pelo crime de maus-tratos após manter, em condições totalmente insalubres, ao menos 11 cães, patos e galinhas.

No local, alguns cachorros estavam presos em correntes. Equipes da (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao ) constataram o crime.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Esse é somente um dos casos registrados já neste primeiro trimestre de 2025. Segundo a delegada titular da Decat, Gabriela Stainle, nos anos de 2023 e 2024 foram registradas mais de 600 denúncias — sem contar os boletins de ocorrência.

“Nos anos de 2023 e 2024, cada um, recebemos mais de 600 denúncias de maus-tratos. Neste ano, nos primeiros meses, os números de denúncias aumentaram comparativamente”, afirmou a delegada.

O que configura maus-tratos?

Os exemplos de maus-tratos aos animais são diversos. Configura crime manter os animais em condições anti-higiênicas, expô-los ao sol por longos períodos, obrigá-los a trabalho excessivo, feri-los intencionalmente, privá-los de alimento e água, abandoná-los, abusá-los sexualmente, envenená-los ou incitá-los a brigar.

Penas para o crime

A Lei nº 14.064/2020 prevê penas de reclusão de dois a cinco anos para casos de maus-tratos, além de multa e proibição de guarda.

“A pena para maus-tratos a animais varia. Em se tratando de gatos e cachorros, pode chegar a até cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda”, explicou Gabriela.

Como podem serem feitas as denúncias?

Em , a Decat é uma das unidades responsáveis por receber denúncias contra crimes de maus-tratos a animais. Denúncias essas que podem ser feitas pessoalmente ou de forma on-line, por e-mail.

Desde dezembro do ano passado, foi criada uma ferramenta na Delegacia Virtual que permite o registro de denúncias de maus-tratos. Neste canal, chamado “Devir“, as denúncias podem ser feitas de forma anônima ou identificada.

Segundo a delegada, após o lançamento do Devir, as denúncias aumentaram. “Possivelmente, em razão da divulgação da nova ferramenta e da conscientização da população, que está denunciando mais”, avaliou.

A delegada explica que, após o recebimento das denúncias, é feita uma triagem que prioriza os casos mais graves.

“É feita uma triagem das denúncias, com prioridade às mais graves. Todas são previamente checadas e, havendo indícios de veracidade, é instaurado procedimento de investigação”, explicou.

A Decat está localizada na Rua Sete de Setembro, 2421, no Centro de Campo Grande. O e-mail para denúncias é: denuncias.decat@pc.ms.gov.br.

Homem detido no Jardim Aeroporto

Um homem, proprietário de uma casa, foi detido por maus-tratos e ambiental, por manter animais em local inadequado na Travessa Glauber Rocha, no bairro Aeroporto, em Campo Grande.

Após denúncia anônima, equipes da Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) e da Perícia estiveram na residência, que não tem portão e estava totalmente suja com vestígios de fezes e urina dos animais.

Ao menos 11 cães estavam no local, alguns presos em correntes, o que constatou o crime de maus-tratos. Havia ainda diversas galinhas e patos.

O quintal tinha um matagal alto, árvores grandes e troncos de árvores espalhados.

Segundo informou a delegada Gabriela Stainle, os animais não estavam machucados ou com doenças, pelo contrário, eram bem alimentados e o dono aparentava ser apegado a eles, porém como estavam acorrentados, configura o crime de maus-tratos.

O proprietário foi levado para a delegacia para depor. Por fim, foi orientado sobre como adequar o espaço para os animais, além de manter a limpeza.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Contratação temporária e dispensa de licitação: O que foi liberado na emergência da saúde

VÍDEO: Perseguição a caminhonete na Gunter Hans acaba em acidente em Campo Grande

Moradores da Aldeia Água Funda aproveitam tempo firme para recuperar estragos causados por temporal

Final da Copa Rei terá duelo entre brasileiros, diz jornal

Notícias mais lidas agora

Prefeitura decreta situação de emergência na saúde e UPAs serão usadas para internação em Campo Grande

Após decreto de emergência, vacina contra a gripe será liberada para toda a população de Campo Grande

Acordo da JBS com MPMS pode enterrar ação contra mau cheiro em Campo Grande

Dudu é barrado contra o Vasco por Leonardo Jardim após reclamar de reserva no Cruzeiro

Últimas Notícias

Brasil

Fraude no INSS: Governo começa ressarcimento a beneficiários em maio

Governo orienta a não acessar links enviados por e-mail ou rede social

Cotidiano

Saiba tudo sobre novo exame de Papanicolau do SUS que detecta vírus HPV precocemente

Com sensibilidade de 97%, novo exame permite detecção precoce de infecção pelo HPV, principal causa do câncer de colo de útero

Famosos

Após ficar em coma, Maidê Mahl mostra rotina em clínica de reabilitação; confira

Maidê Mahl entrou em uma clínica de reabilitação após o episódio de desaparecimento e coma que vivenciou em 2024; entenda

Cotidiano

Forro de banheiro da Santa Casa despenca durante banho de paciente

Apesar do susto, ninguém se feriu