Pular para o conteúdo
Polícia

Crime de maus-tratos a animais em Mato Grosso do Sul supera 600 denúncias em 2024

As vítimas não são apenas cães e gatos, mas também outros animais
Layane Costa -
Entenda o que qualifica o crime de maus-tratos (Madu Livramento, Midiamax)

Animais sofrendo maus-tratos têm se tornado frequentes no noticiário campo-grandense. As vítimas não são apenas cães e gatos, mas também patos e galinhas, como em um recente caso divulgado. No ano passado, mais de 600 denúncias foram registradas.

No mês de março, o Jornal Midiamax noticiou que um homem foi indiciado pelo crime de maus-tratos após manter, em condições totalmente insalubres, ao menos 11 cães, patos e galinhas.

No local, alguns cachorros estavam presos em correntes. Equipes da (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao ) constataram o crime.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Esse é somente um dos casos registrados já neste primeiro trimestre de 2025. Segundo a delegada titular da Decat, Gabriela Stainle, nos anos de 2023 e 2024 foram registradas mais de 600 denúncias — sem contar os boletins de ocorrência.

“Nos anos de 2023 e 2024, cada um, recebemos mais de 600 denúncias de maus-tratos. Neste ano, nos primeiros meses, os números de denúncias aumentaram comparativamente”, afirmou a delegada.

O que configura maus-tratos?

Os exemplos de maus-tratos aos animais são diversos. Configura crime manter os animais em condições anti-higiênicas, expô-los ao sol por longos períodos, obrigá-los a trabalho excessivo, feri-los intencionalmente, privá-los de alimento e água, abandoná-los, abusá-los sexualmente, envenená-los ou incitá-los a brigar.

Penas para o crime

A Lei nº 14.064/2020 prevê penas de reclusão de dois a cinco anos para casos de maus-tratos, além de multa e proibição de guarda.

“A pena para maus-tratos a animais varia. Em se tratando de gatos e cachorros, pode chegar a até cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda”, explicou Gabriela.

Como podem serem feitas as denúncias?

Em , a Decat é uma das unidades responsáveis por receber denúncias contra crimes de maus-tratos a animais. Denúncias essas que podem ser feitas pessoalmente ou de forma on-line, por e-mail.

Desde dezembro do ano passado, foi criada uma ferramenta na Delegacia Virtual que permite o registro de denúncias de maus-tratos. Neste canal, chamado “Devir“, as denúncias podem ser feitas de forma anônima ou identificada.

Segundo a delegada, após o lançamento do Devir, as denúncias aumentaram. “Possivelmente, em razão da divulgação da nova ferramenta e da conscientização da população, que está denunciando mais”, avaliou.

A delegada explica que, após o recebimento das denúncias, é feita uma triagem que prioriza os casos mais graves.

“É feita uma triagem das denúncias, com prioridade às mais graves. Todas são previamente checadas e, havendo indícios de veracidade, é instaurado procedimento de investigação”, explicou.

A Decat está localizada na Rua Sete de Setembro, 2421, no Centro de Campo Grande. O e-mail para denúncias é: denuncias.decat@pc.ms.gov.br.

Homem detido no Jardim Aeroporto

Um homem, proprietário de uma casa, foi detido por maus-tratos e ambiental, por manter animais em local inadequado na Travessa Glauber Rocha, no bairro Aeroporto, em Campo Grande.

Após denúncia anônima, equipes da Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) e da Perícia estiveram na residência, que não tem portão e estava totalmente suja com vestígios de fezes e urina dos animais.

Ao menos 11 cães estavam no local, alguns presos em correntes, o que constatou o crime de maus-tratos. Havia ainda diversas galinhas e patos.

O quintal tinha um matagal alto, árvores grandes e troncos de árvores espalhados.

Segundo informou a delegada Gabriela Stainle, os animais não estavam machucados ou com doenças, pelo contrário, eram bem alimentados e o dono aparentava ser apegado a eles, porém como estavam acorrentados, configura o crime de maus-tratos.

O proprietário foi levado para a delegacia para depor. Por fim, foi orientado sobre como adequar o espaço para os animais, além de manter a limpeza.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carreta carregada com gado tomba em Campo Grande

Homem é preso por manter mulher sob cárcere privado

Morada dos Baís reabre as portas e retoma atividades em Campo Grande

Justiça nega exame de insanidade mental de ‘coach’ que matou pai a facadas em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

A Proteção Jurídica do Consumidor nas Compras Online

Últimas Notícias

Brasil

Secretário da Receita: campanha de fake news sobre Pix favoreceu crime organizado

Órgão baixou norma que estabelecia vigilância sobre transações

Loterias

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões

Acumulou e está estimado em R$ 8 milhões para o próximo sorteio

Trânsito

BR-163 é liberada seis horas após acidente com quatro carretas e explosão

Ninguém ficou ferido

Esportes

Fluminense tem gol e pênalti anulados e vê Bahia largar em vantagem na Copa do Brasil

A partida começou com equilíbrio, mas também com dificuldades claras de criação