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Polícia

Corpos resgatados carbonizados em queda de avião serão identificados por exames de DNA

A princípio, corpos devem ser identificados em Aquidauana e só depois encaminhados
Thatiana Melo -
Da esquerda para direita: Kongjian Yu, Rubens Crispim Jr., Marcelo Pereira de Barros e Luiz Ferraz (Montagem / Redes Sociais)

Os corpos dos ocupantes da aeronave que caiu na região da fazenda Barra Mansa, em , a 135 quilômetros de , devem ser identificados por exames de DNA. No acidente morreram quatro pessoas.  

Os corpos ficaram carbonizados e devem ser levados ao IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia) de Aquidauana para identificação e serem posteriormente entregues à família. Os corpos chegaram ao IML por volta das 7h30 da manhã desta quarta-feira (24).

A queda da aeronave ocorreu no início da noite de terça-feira (23). Há suspeita para a queda da aeronave tenha sido causada por uma manobra que o piloto tenha tentado fazer: arremeter a aeronave que acabou perdendo altitude, caindo em seguida. 

Manobra de arremeter

O que é esta manobra? Arremeter um avião é uma ação segura na qual o piloto interrompe a aproximação para um pouso e sobe novamente, buscando ganhar altitude para uma nova tentativa ou para garantir que a aterrissagem seja abortada quando a pista não estiver em condições seguras. 

Este procedimento, também conhecido como “go-around” em inglês, é normal e essencial para a segurança das operações aéreas. 

Conforme a delegada Ana Cláudia Medina, do Dracco, a prioridade neste momento é a retirada dos corpos da aeronave para serem entregues a seus familiares. O piloto e os ocupantes da aeronave estavam no Pantanal desde sábado (20) para gravar documentários sobre ‘cidades-esponja’. 

Quem eram os ocupantes da aeronave?

Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim, sendo considerado um dos maiores do mundo. Ele era diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape. Kongjian era doutor pela universidade de Harvard, nos Estados Unidos, além de ser consultor do governo chinês. 

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, especializado em projetos de documentários como, “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, além da direção da série To Win or To Win para MBC/Shahid, maior grupo de mídia árabe, sobre o Al Nassr FC e um sucesso de audiência. Luiz também desde 2007 produz e dirige na Olé Produções.

Rubens Crispim Júnior era diretor de fotografia e dono da produtora audiovisual Poseidos, que atuava no mercado nacional e internacional. Rubens nasceu e viveu em São Paulo. Ele era formado em pela ECA-USP e participou de festivais como Short Film Corner, no Festival de Cannes.

Marcelo Pereira de Barros, piloto e dono da aeronave, era paulista, mas apaixonado pela região, conforme o Pantaneiro. Ele deixa dois filhos, Hugo e Gael.

A queda

A queda da aeronave ocorreu na região da fazenda Barra Mansa, por volta das 18 horas de terça (23). Quando o avião caiu acabou explodindo. Equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) estão no local para a retirada dos corpos. Não há informações do que possa ter causado a queda do avião. 

Em nota a FAB (Força Aérea Brasileira) disse que: “A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, na terça-feira (23/09), investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) — órgão regional do CENIPA, com sede em São Paulo (SP) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-BAN no município de Aquidauana (MS).

Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.

A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade.”.

Segunda queda de avião

Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, pecuarista e médico, morreu em um acidente de avião, no dia 16 deste mês, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Ramiro tinha fazendas em três estados, sendo em São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O pecuarista estava indo para uma de suas fazendas quando a aeronave caiu.

O pecuarista era formado em medicina, mas nunca teria exercido a profissão, sempre trabalhando como agropecuarista. Ramiro era médico ortopedista, casado e tinha duas netas. 

Conforme o apurado, Ramiro era um piloto experiente e tinha toda a documentação necessária para pilotar aeronave com validade até agosto de 2026. O pecuarista nasceu em Presidente Prudente, em São Paulo, mas viveu toda a vida em Araçatuba. 

O trajeto feito pela aeronave Cessna P210 até o momento da queda no Pantanal de Mato Grosso do Sul foi registrado pelo ‘FlightRadar24′ — serviço de rastreamento de voos em tempo real. A queda na manhã desta terça-feira (16) resultou na morte do fazendeiro e médico ortopedista Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos.

A aeronave saiu do Aeroporto Estadual de Araçatuba-SP, contudo, durante o trajeto na divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul, desapareceu dos radares a 90 milhas náuticas, a cerca de 166 quilômetros de Cuiabá, segundo a FAB (Força Aérea Brasileira).

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