‘Carvão da África’, ‘escrava’ eram apenas algumas das expressões usadas contra uma adolescente de 14 anos em Campo Grande. A mãe procurou a delegacia de polícia nesta quarta-feira (21) para denunciar caso de racismo contra a filha, que estava sofrendo perseguição de colegas de uma escola, em Campo Grande.
A mãe da menina contou ao Jornal Midiamax que a filha vem sendo alvo de colegas maldosos desde abril, quando eles criaram um grupo no WhatsApp para cometer crimes de racismo contra a adolescente. Em um dos diálogos do grupo, a frase estampada era “Carvão da África. E ainda peguei leve”, debocha um dos adolescentes envolvidos.
Grupos e vídeos
As ofensas, além de escritas, também eram filmadas. Em uma das imagens postadas por uma das autoras, ela ainda debocha do fato da menina ter ficado chateada ao ter sido chamada de ‘preta’.
“Mas ela não é negra? De branco, só tem os dentes e olho. Tem que mostrar para ela que ela é preta?”, ironiza a menina nas imagens.
Conforme a mãe da aluna, um menino colocado no grupo achou um absurdo a atitude contra a colega e fez a denúncia na direção da escola. Depois, mostrou os vídeos e prints das conversas para a vítima.
A mãe da adolescente conta que procurou a escola e a menina que postou os vídeos nas redes sociais com conteúdo racista foi suspensa da unidade.
“A mãe da menina [autora] é segurança. Falava que era policial para nos intimidar”, relatou a mulher.
Ainda conforme a mãe da vítima, a família busca amparo psicológico para enfrentar a situação de racismo contra a adolescente e ajudá-la.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***