Pular para o conteúdo
Polícia

Brasileiro que enterrou ex-esposa em cova rasa é indiciado por feminicídio no Paraguai

Acusado também será processado por ocultação de cadáver
Marcos Morandi -
Dilson Ramão Fretes Galeano se entregou na delegacia de Bela Vista. (Foto: reprodução, PC)

Dilson Ramão Fretes Galeano, de 29 anos, o brasileiro que confessou ter assassinado sua ex-mulher, Dahiana Ferreira, de 24 anos, em Bella Vista Norte, no , e enterrado o corpo em cova rasa em , , foi indiciado por feminicídio.

 A denúncia foi apresentada nesta terça-feira (12) pela promotora Mirtha Martínez. O crime, ocorrido no lado paraguaio de Bella Vista Norte, também deu origem a um processo criminal no Brasil, onde o corpo da vítima foi encontrado enterrado.

Fretes Galeano está detido na Delegacia de Polícia Civil de Bela Vista. Como a lei brasileira não permite a extradição de cidadãos, ele também será processado tanto pela ocultação de cadáver quanto pelo feminicídio.

Segundo a confissão do réu, o assassinato ocorreu após uma discussão em território paraguaio, onde ele asfixiou Dahiana até a morte. Em seguida, transportou o corpo através do Rio Apa, até o lado brasileiro, e o enterrou. O corpo foi descoberto em uma cova na última sexta-feira, 8 de agosto.

Após o crime, o brasileiro foi para a cidade de . Entretanto, na segunda-feira (11), após apelo de sua mãe, que é paraguaia, Dilson compareceu acompanhado de seu de defesa à Delegacia de Bela Vista, onde confessou o assassinato e foi preso.

A família de Dahiana afirmou que Fretes Galeano se recusou a aceitar a separação e a ameaçou antes do crime. O casal tinha três filhos juntos e, segundo familiares, ela havia sido vítima de constantes agressões físicas durante os nove anos de relacionamento.

Atravessou o rio com o corpo da vítima no colo

Ao Jornal Midiamax, o delegado Renato Fazzo informou que Dilson estava evadido da Justiça brasileira, por um crime de roubo, ocorrido em 2018. Assim, após se entregar, na presença de um advogado, confessou o feminicídio, alegando que Dahiana estaria em um relacionamento extraconjugal.

“Ele estava desconfiado de que a vítima teria um relacionamento extraconjugal e, por tal motivo, após uma discussão, teria dado um golpe de mata-leão nela”, detalhou Fazzo.

Após matar a jovem, Dilson atravessou o rio com o corpo da vítima no colo, para enterrá-lo. Ele já trabalhou como ‘tirador de areia do rio’ no lado brasileiro, ou seja, já conhecia a região de área de mata fechada.

Crime premeditado

O delegado Fernando Fazzo trabalha com a hipótese de que o crime tenha sido premeditado pelo homem. Isso porque a polícia paraguaia encontrou uma cova aberta na residência do casal.

Após matar a vítima, Dilson voltou para o lado paraguaio, pegou um veículo e passou pelas cidades de Sidrolândia e Campo Grande, mas se envolveu em um acidente e retornou para Bela Vista. Assim, na manhã de segunda-feira (11), foi até a delegacia na presença de um advogado, para se entregar.

Feminicídio e ocultação de cadáver

Dilson Ferreira é evadido da Justiça, pelo crime de roubo, cometido em 2018. Ele possui dupla nacionalidade e responderá no Brasil por ocultação de cadáver e, no Paraguai, por feminicídio.

Ao Jornal Midiamax, o delegado Fazzo explicou que, posteriormente, a Justiça paraguaia deverá solicitar via diplomata a extradição do suspeito. Mas isso deverá acontecer após o cumprimento da pena no Brasil.

“Ele estava foragido, então, ele vai cumprir a pena pelo crime de roubo no Brasil e, posteriormente, o Paraguai, via diplomata, vai ter que solicitar a extradição para ele responder por esse crime [feminicídio], posteriormente, quando ele cumprir no Brasil”, explicou Fazzo.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Funcionários e ex-funcionários da Caixa são alvos de operação da PF

STJ prorroga por mais um ano afastamento de Chadid do TCE-MS por corrupção

Atenção, moradores: equipes do fumacê percorrem 4 bairros nesta quarta-feira

Cadê o dinheiro do INSS? Em MS, mais de 24 mil aposentados já receberam o ressarcimento

Notícias mais lidas agora

beto pereira denúncias matéria

Beto Pereira perde ação contra Midiamax por notícias que o apontam como chefe de corrupção no Detran

luan santana 18 anos de carreira

Você lembra? Luan Santana resgata vídeos marcantes de quando vivia em Campo Grande

Ação trancada por ‘morosidade’ em MS levou MPSP a investigar golpe bilionário da Ultrafarma

Lula anuncia R$ 30 bilhões a empresas afetadas pelo tarifaço dos EUA

Últimas Notícias

Mundo

Trump diz que vai pedir verba ao Congresso para ‘consertar’ Washington e reduzir criminalidade

Presidente dos EUA afirmou que federalizar a polícia de Washington é a solução para combeter a criminalidade

Cotidiano

Mesmo com ‘tarifaço’ dos EUA, exportações de carne bovina atingem recorde em julho

Exportações totais do setor no mês de julho alcançaram US$ 1,726 bilhão, com movimentação de 366.920 toneladas

Brasil

Comissão do Senado aprova Wadih Damous para o comando da ANS

Indicação deve passar por votação na Câmara dos Deputados

Cotidiano

É golpe: Correios alertam população sobre anúncios falsos de processo seletivo 

A estatal reforça que, no momento, não existem processos seletivos abertos para preencher vagas de emprego