Três óticas em Campo Grande foram alvo de uma ‘batida’ da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) que acabou na detenção de um homem de 44 anos, em Campo Grande.
A batida aconteceu nesta quinta-feira (27), e acabou na apreensão de aparelhos das óticas. Conforme informações, os clientes que eram ‘cooptados’ pelas empresas acreditavam estar sendo consultados por um oftalmologista.
O homem detido era técnico de optometria e estava exercendo ilegalmente a profissão. Ele acabou assinando um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e acabou liberado.
Como funcionava o esquema:
Três óticas foram fiscalizadas, sendo que em duas foram surpreendidas condutas tipificadas como induzir o consumidor a erro. Na prática, os consumidores eram abordados na rua, por colaboradores das óticas, que prometiam consulta com especialista a preços convidativos, em torno de R$ 50,00, de modo que, com a receita, eles poderiam adquirir óculos de grau na empresa que os levou até o referido especialista.
Já no especialista, que, na verdade, se tratava de técnico em optometria, os clientes realizavam consultas acreditando estar diante de um oftalmologista. As vítimas confirmaram que pensavam estar sendo atendidas por oftalmologista.
As diligências continuaram, já que outros dois profissionais identificados como “especialistas” fecharam as portas quando a fiscalização chegou ao local.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.