Pular para o conteúdo
Polícia

Avião que caiu com piloto e mais 3 já havia sido apreendido pela polícia por adulteração 

O avião havia sido apreendido na Operação Ícaro
Thatiana Melo -
Avião explodiu com a queda (Fala Povo)

O avião que caiu com o piloto e mais três passageiros em uma fazenda na região de , Barra Mansa, nesta terça-feira (23), já havia sido apreendida por irregularidades durante a Operação Ícaro, em 2019. O piloto Marcelo Pereira de Barros era dono da aeronave. 

Conforme informações, a aeronave foi apreendida em 2019 no Aeroclube de Aquidauana. Submetidas a exames periciais, foi comprovado que estava em desacordo, apresentando plaquetas de identificação com indícios de adulteração, além de estar operando com certificado de aeronavegabilidade cancelado. 

A aeronave ficou em poder do Dracco por três anos, sendo devolvida em 2022 para o piloto Marcelo, dono da aeronave. Morreram no acidente: o piloto Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto Kongjian Yu, o documentarista Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e o fotógrafo Rubens Crispim Júnior.

Quem eram os ocupantes da aeronave

Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim, sendo considerado um dos maiores do mundo. Ele era diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape. Kongjian era doutor pela universidade de Harvard, nos Estados Unidos, além de ser consultor do governo chinês. 

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, especializado em projetos de documentários como, “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, além da direção da série To Win or To Win para MBC/Shahid, maior grupo de mídia árabe, sobre o Al Nassr FC e um sucesso de audiência. Luiz também desde 2007 produz e dirige na Olé Produções.

Rubens Crispim Júnior era diretor de fotografia. Marcelo Pereira de Barros, piloto e dono da aeronave. Marcelo era paulista, mas apaixonado pela região, conforme o Pantaneiro, que também publicou que três pessoas faleceram no acidente. Ele deixa dois filhos, Hugo e Gael.

Da esquerda para direita: Kongjian Yu, Rubens Crispim Jr., Marcelo Pereira de Barros e Luiz Ferraz (Montagem / Redes Sociais)


A queda

A queda da aeronave ocorreu na região da fazenda Barra Mansa, por volta das 18 horas de terça (23). Quando o avião caiu acabou explodindo. Equipes do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao ) estão no local para a retirada dos corpos. Não há informações do que possa ter causado a queda do avião. 

Segunda queda de avião

Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, pecuarista e médico, morreu em um acidente de avião, no dia 16 deste mês, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Ramiro tinha fazendas em três estados, sendo em São Paulo, Mato Grosso e . O pecuarista estava indo para uma de suas fazendas quando a aeronave caiu.

O pecuarista era formado em medicina, mas nunca teria exercido a profissão, sempre trabalhando como agropecuarista. Ramiro era médico ortopedista, casado e tinha duas netas. 

Conforme o apurado, Ramiro era um piloto experiente e tinha toda a documentação necessária para pilotar aeronave com validade até agosto de 2026. O pecuarista nasceu em Presidente Prudente, em , mas viveu toda a vida em Araçatuba. 

O trajeto feito pela aeronave Cessna P210 até o momento da queda no Pantanal de Mato Grosso do Sul foi registrado pelo ‘FlightRadar24′ — serviço de rastreamento de voos em tempo real. A queda na manhã desta terça-feira (16) resultou na morte do fazendeiro e médico ortopedista Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos.

A aeronave saiu do Aeroporto Estadual de Araçatuba-SP, contudo, durante o trajeto na divisa de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul, desapareceu dos radares a 90 milhas náuticas, a cerca de 166 quilômetros de Cuiabá, segundo a FAB (Força Aérea Brasileira).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
eliel

Com chance de chuvas isoladas, quarta-feira será de calor e baixa umidade em MS

Arquiteto e cineasta brasileiro estão entre as vítimas de queda de avião em Aquidauana

Onde assistir: Palmeiras decide vaga na semifinal da Libertadores contra o River

Idoso que faz uso de remédios controlados desaparece em Dourados e família pede ajuda

Notícias mais lidas agora

Identificado piloto que morreu em queda de aeronave no Pantanal

Atletas deixaram campo ao descobrir que time adversário tinha atleta trans (Reprodução, Instagran)

Lei municipal proíbe atletas trans nas equipes femininas em Campo Grande

Primo de Beto Pereira, Joaci é réu por fraudes no Detran-MS junto com David, que tenta delatar políticos do PSDB (Montagem: Henrique Arakaki e Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax / detalhe Joaci, Divulgação)

Testemunhas da corrupção no Detran-MS envolvendo primo de Beto Pereira são ouvidas na Justiça

Aliados de Bolsonaro concordam que ele será a liderança da direita mesmo condenado e em prisão domiciliar

Últimas Notícias

Cotidiano

Recebe Bolsa Família? Quem tem NIS final 6 pode sacar o valor de setembro nesta quarta-feira

Até o dia 30 deste mês, a Caixa Econômica Federal irá concluir os repasses do período para 182,3 mil famílias sul-mato-grossenses

Cotidiano

Super Quarta: 200 empresas estão com contratações imediatas em Campo Grande

As oportunidades são para 146 funções, com diferentes níveis de experiência

Famosos

Morre a atriz Claudia Cardinale, lenda do cinema italiano, aos 87 anos

Ícone do cinema italiano, Claudia Cardinale morreu na presença dos dois filhos em Paris, na França

Emprego e Concurso

Dourados abre processo seletivo com salários de até R$ 10,3 para atendimento de estrangeiros

As vagas são para assistente administrativo, orientador social, cuidador social (feminino e masculino), assistente social, advogado público, psicólogo, pedagogo e sociólogo