A Polícia Federal prendeu um homem na manhã desta terça-feira (15), em Eldorado, a 445 quilômetros de Campo Grande, durante a deflagração da Operação Chrysós, contra crimes de condição análoga à escravidão, descaminho, entre outros.
Contra o alvo, havia um mandado de busca e apreensão, mas ele foi flagrado com uma arma e acabou preso. Outro mandado foi cumprido em Mundo Novo. No total, foram sete mandados de busca e apreensão, com prisões também no Paraná e em São Paulo.
Segundo as investigações, a organização criminosa recrutava cidadãos paraguaios por meio de contatos estabelecidos no país vizinho e os trazia ao território nacional para atuarem como mão de obra em uma fábrica clandestina de cigarros instalada no município de Ourinhos, em São Paulo.
Paraguaios mantidos em regime de escravidão
Ainda segundo a PF, os cidadãos paraguaios entravam em território nacional via terrestre, através da fronteira do Paraguai com o Paraná, principalmente a partir de Guaíra, no Paraná, e eram conduzidos por integrantes da organização criminosa até o local onde funcionava a operação clandestina.
A ação mobilizou policiais federais, além de servidores do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho, no cumprimento de mandados expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra/PR.
Trabalhadores presos na fábrica
Durante todo o período de produção, os trabalhadores permaneciam restritos às dependências da fábrica e sem comunicação com o exterior, além de dormir em alojamentos precários, em instalações insalubres, submetidos a exaustivas e ininterruptas jornadas de trabalho.
Estima-se que a capacidade de produção da planta industrial alcance, aproximadamente, 60 mil maços de cigarro por dia.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
***