VÍDEO: Conflito com morte de indígena ocorreu durante cumprimento de reintegração de posse
Indígena teria sido morto quando estava sentado com um grupo
Thatiana Melo, Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Imagens gravadas por indígenas da região de Antônio João, a 318 quilômetros de Campo Grande, mostram o desespero quando Neri Guarani Kaiowá, de 18 anos, foi morto com um tiro na cabeça, na manhã desta quarta-feira (18).
O conflito que acabou na morte de Neri ocorreu durante cumprimento de reintegração de posse por ordem do TRF (Tribunal Regional Federal), segundo informações obtidas pelo Midiamax.
Nas imagens é possível ouvir gritos. “Vocês matam uma pessoa”, dizia uma moradora da aldeia da comunidade Nhanderu Marangatu. Uma testemunha contou ao Midiamax que Neri estava sentado quando foi atingido por um tiro na cabeça.
Ela ainda falou que os indígenas estavam desarmados quando um grupo de policiais chegou em um caminhão. Ela relatou que primeiro foram disparados tiros de borracha e depois o tiro letal que acertou Neri. O corpo do jovem foi levado para o IML (Instituto de Medicina Legal).
O conflito na área acontece desde o início do mês, quando indígenas teriam ateado fogo em uma ponte na região, deixando PMs ilhados.
Ponte destruída
Durante a ocupação da fazenda Barra Mansa, em Antônio João, a 318 quilômetros de Campo Grande, o comandante da Polícia Militar de Ponta Porã e mais três policiais ficaram ilhados depois de uma ponte ser incendiada na região, no último dia 12 de setembro. Equipes do Batalhão de Choque foram para a cidade ajudar no conflito.
Anteriormente, havia sido dito que os militares teriam sido feitos de reféns, mas a ponte incendiada é que teria deixado os policiais ilhados, assim como o dono da fazenda Barra Mansa. Durante o conflito, pelo menos um indígena acabou ferido a tiros de bala de borracha e foi encaminhado para o hospital da cidade.
O dono da fazenda, alvo da ocupação dos índios, registrou um boletim onde ele afirma que a sua propriedade estava sendo incendiada e que o incêndio seria criminoso provocado por alguns índios. O registro da ocorrência foi feito no dia 10 deste mês.
Notícias mais lidas agora
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
Últimas Notícias
Nas cidades e zonas rurais, PMMS intensifica combate desde pesca predatória a furto de fios
Operação será realizada em nível nacional, com 144 policiais mobilizados em Mato Grosso do Sul
Neguinho da Beija-Flor anuncia último carnaval em 2025 em carta de despedida
O intérprete anunciou que, a partir de agora, se dedicará à carreira como cantor
Cantor é detonado por não torcer por Fernanda Torres no Oscar: “Chance nula”
Johnny Hooker deu o que falar ao afirmar que Fernanda Torres tem “chances nulas” de vencer o Oscar de Melhor Atriz; entenda a polêmica
Edital inédito vai premiar artistas que preservam cultura indígena e quilombola em MS
Publicação ocorre no dia seguinte ao feriado nacional da Consciência Negra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.