VÍDEO: Comboio com 14 carretas lotadas de cigarros sai de MS e é destruída no Paraná

Carga corresponde a quase R$ 44 milhões em cigarros convencionais e eletrônicos apreendidos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Comboio com cigarros (Foto: reprodução Receita Federal)

Uma carga de quase R$ 44 milhões em cigarros e dispositivos eletrônicos para fumar, carregada em 14 carretas saiu da Alfândega de Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul, na manhã desta quinta-feira (31) em direção à cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, para ser destruída.

O comboio chegou por volta de meio-dia na cidade paranaense escoltado por cerca de 20 viaturas da Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar dos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.

A carga é composta por mais de 6 milhões de maços de cigarros provenientes do Paraguai e 167 mil unidades de cigarros eletrônicos.

O resultado faz parte da Operação Fronteira RFB, realizada na segunda quinzena de outubro e que reforçou o combate ao mercado ilegal de mercadorias nas fronteiras terrestres do Brasil com Argentina, Paraguai e outros países, com foco especial na repressão ao contrabando de cigarros.

 Dados preliminares apontam que o volume de apreensões de mercadorias, cigarros, drogas e veículos atingiu valor recorde em relação às edições anteriores da operação, que envolveu diversas forças de segurança com a coordenação da Receita Federal para intensificar o combate à entrada de produtos ilegais no País.

Destinação dos resíduos

Após a destruição, a unidade de reciclagem onde a ação ocorrerá irá separar resíduos com destinação do tabaco para uso como adubo e insumos para a indústria de cimento, enquanto papel e plástico seguem para reciclagem.

Essa é a maior ação do tipo já realizada no país. Para conscientizar a população sobre o impacto do mercado ilegal, faixas nos veículos do comboio exibem mensagens como “O cigarro ilegal financia o crime organizado”.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados