Surto de sarna e furúnculo em presídio infecta 500 detentos em Dourados

Diretor de presídio buscou auxílio da OAB para medidas emergenciais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cerca de 500 detentos que cumprem pena na PED (Penitenciária Estadual de Dourados) foram infectados com sarna e furúnculo enquanto o presídio enfrenta surto das doenças. O presídio buscou auxílio da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para ajudar nas medidas emergenciais.

O Diretor da PED, Rangel Schveiger, solicitou a intervenção dos órgãos públicos vinculados à Saúde e Execução Penal, visando à provisão de medicamentos e outras ações necessárias para conter o avanço dessas doenças. Policiais Penais também ajudam com procedimentos para minimizar o contágio, conforme divulgou o portal Dourados Agora.

Jefferson Faria, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, visitou o local ainda na segunda-feira (8) para acompanhar a situação. “A situação é alarmante e demanda ação imediata. Estamos trabalhando em estreita colaboração com a direção da PED e os órgãos competentes para garantir que medidas efetivas sejam tomadas para conter essa situação de risco à saúde dos presos.”

O presidente da OAB de Dourados, Ewerton Brito, também falou da importância de mobilizar as autoridades “Envidaremos juntos com as autoridades públicas para garantir que os detentos recebam a assistência médica adequada. É crucial que haja uma resposta rápida e eficaz para conter a propagação dessas doenças dentro da penitenciária”.

Conteúdos relacionados