Pular para o conteúdo
Polícia

Remanescentes da PM cobram e Governo não descarta convocar mais candidatos para curso de formação

De 8,6 mil inscritos no concurso, realizado em dezembro de 2022, 1,2 mil foram aprovados e 500 convocados
Lívia Bezerra -
Imagem Ilustrativa. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Os 701 candidatos remanescentes do concurso da PMMS ( de Mato Grosso do Sul) estão cobrando uma convocação para o CFSD (Curso de Formação de Soldado), que é realizado em Campo Grande desde o último dia 15 de janeiro. No entanto, o Governo não descarta convocar mais aprovados.

De 8.625 inscritos no concurso, realizado em dezembro de 2022, 1.201 foram aprovados e 500 convocados para o curso, que está sendo realizado. Porém, os 701 que ficaram nas vagas remanescentes alegam que deveriam ser chamados, pelo menos até agosto.

Entre os motivos, segundo a Aspra MS (Associação dos Praças da Polícia Militar e Militar do Mato Grosso do Sul), estão a defasagem no efetivo da PM em todo o Estado e o prazo de validade dos exames médicos e TAF (Teste de Aptidão Física), que se encerra em agosto de 2024. 

“Em agosto encerra esse prazo e caso tenhamos que refazer estas etapas isso acarretará altos custos para os candidatos, tendo em vista que muitos aprovados não residem na Capital e outra grande parcela são de outros estados”, explica um dos integrantes da associação, Alexandre Flores. 

O interior do Estado está com efetivo sobrecarregado por falta de novos militares em suas unidades, segundo alega o presidente da Aspra/MS, Cabo PM Benites. “Os 500 novos soldados são muito bem-vindos, mas suprirão apenas as necessidades das unidades da Capital, deixando assim as cidades do interior com uma grande defasagem de efetivo”.

No entanto, procurado pela reportagem do Jornal Midiamax, o Governo do Estado afirma, por meio de nota, que a PM de MS está entre as mais bem avaliadas do País, tendo realizado mais de 20 mil operações preventivas no último ano, comprovando que o efetivo é suficiente para garantir a segurança pública.

“A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, a 3ª polícia militar mais bem avaliada do Brasil, é o órgão responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, presente e atento às chamadas em todos os 79 municípios do estado, setorizada estrategicamente para garantir segurança pública de qualidade para todos estes municípios.

Só no ano de 2023, foram realizadas mais de 20 mil operações preventivas; quase 4.000 foragidos da justiça recapturados; mais de 1000 armas de fogo apreendidas; e várias toneladas de entorpecentes retirados de circulação”, diz trecho da nota.

No dia 15, os integrantes da associação inclusive foram até o Cefap (Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças), onde o curso está sendo realizado, para recepcionar os convocados e buscar alguma resposta sobre convocação.

Candidatos remanescentes no dia da recepção dos convocados. (Reprodução, Aspra/MS)

“Oferecemos café da manhã, água, café e frutas para a turma. Fomos também para lembrar ao Governo que somos 700 aprovados remanescentes do concurso de 2022”, conta Alexandre. 

Outra cobrança dos remanescentes é que o curso seja realizado em outras cidades para que assim todos os candidatos possam ser incluídos e passar pela formação de soldado, conforme Cabo PM Benites.

“Diversas cidades do interior têm capacidade técnica para servir de polos de formação, a exemplo do que ocorreu no concurso de 2018 onde os militares foram formados em Dourados, e Aquidauana, mas, cidade como Corumbá, , Coxim, Naviraí, Jardim, Paranaíba também já formaram militares em concursos anteriores”, diz.

Já o Estado reforça que todos os aprovados no concurso dentro do número de vagas ofertadas foram convocados.  

Sobre a justificativa para não realizar o curso em outros municípios, a nota explica que a previsão do edital foi que todo o curso seria realizado no Cefap, sediado na Capital. 

“O órgão de formação de praças da Polícia Militar é o CEFAP – Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças, sediado em Campo Grande. Nesse sentido, a previsão do Edital do certame público para ingresso no CFSd foi que todo o curso seria conduzido no CEFAP, conforme segue:

‘14. DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR DE MATO GROSSO DO SUL 

(…) 14.2. O Curso de Formação de Soldados da PMMS será realizado no Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMMS – CEFAP, no município de Campo Grande, e destina-se a propiciar ao militar estadual os conhecimentos técnicos, necessários à execução de atividades militares de preservação da ordem pública, por meio dos tipos, modalidades e processos de atuação, previstos nas constituições federal e estadual, legislações e atos normativos vigentes, realizado em regime de dedicação exclusiva, incluindo atividades noturnas, em feriados e finais de semana”, diz a nota.

Governo não descarta convocação dos 701 remanescentes

Em meio a cobranças dos remanescentes, o Governo adiantou que está em tratativas para que mais candidatos sejam aprovados, segundo a nota.

“O Comando-Geral da PMMS está em tratativas com a e o Governo do Estado para viabilizar a convocação de mais aprovados para os cursos de formação em um período próximo, reforçando ainda mais o efetivo da Polícia Militar”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via