Receita Federal apreende 2 toneladas de mercadorias irregulares e 19 fetos de lhamas em ônibus, em Corumbá

Esta é a 4ª grande apreensão de lhamas este ano. Os fetos têm valor comercial de R$ 500 cada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma operação da Receita Federal, com o auxílio da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Polícia Militar, apreendeu cerca de 2 toneladas de mercadorias irregulares em um ônibus e 19 fetos de lhama.

Equipes da PRF abordaram um ônibus clandestino com destino a São Paulo, no Posto de Fiscalização Guaicurus. A Receita Federal foi avisada e o veículo foi levado para o Posto de Fiscalização Esdras com o apoio da Polícia Militar.

Foi feita fiscalização dos passageiros, das bagagens e do ônibus, com o apoio dos agentes do MAPA, os quais constataram contrabando de cerca de 2 toneladas de alimentos e outras mercadorias, incluindo cigarros e materiais de embalagem, além de 19 fetos de lhamas taxidermizados.

Esta é a 4ª grande apreensão de lhamas este ano. Os fetos têm valor comercial de R$ 500 cada.

Conforme investigações prévias, as lhamas empalhadas são na realidade vítimas de abortos planejados e sequenciais realizados com o objetivo de comercializá-las para rituais religiosos.

A preocupação em relação aos produtos é porque o fluxo irregular de mercadorias que ingressam no país, geram danos tanto ao comércio legal, como à sociedade em geral, uma vez que escapam do controle de procedência. 

Já a preocupação relacionada aos alimentos apreendidos, é porque não se pode garantir sua regularidade fitossanitária. Tanto a mercadoria quanto os alimentos seriam revendidos em São Paulo.

Conteúdos relacionados