Pular para o conteúdo
Polícia

‘Lobo mau’: Operação tem mandados em MS e prende homem com centenas de vídeos de pornografia infantil

Em MS foi cumprido mandado de prisão em Naviraí e um de busca e apreensão em Dourados
Mirian Machado -
(Divulgação PCMS)

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (31) a Operação ‘Lobo Mau’ contra uma ampla rede criminosa envolvida na produção, no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, conhecido como CSAM (Child Sexual Abuse Material).

Um mecânico, de 19 anos, foi preso em Naviraí. Com ele foram encontrados centenas de vídeos contendo CSAM, espalhados em diversos aplicativos de mensagens, através de grupos voltados especificamente para esse crime.

Em Dourados, a polícia cumpriu mandado de busca e apreensão de equipamentos informáticos na residência de um atendente de lanchonete, de 46 anos.

A ação foi coordenada pela DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) e contou com apoio do SIG (Setor de Investigações Gerais) de Dourados e da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) em Naviraí.

A operação é nacional sendo cumpridos 94 mandados de busca e um de prisão em 20 Estados e no Distrito Federal. A mobilização foi feita com equipes especializadas das Polícias Civis e dos Ministérios Públicos do Acre, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, , Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, , Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul e Sergipe. Também contou com a participação das Polícias Militares dos Estados de , Minas Gerais e Mato Grosso.

Dispositivos eletrônicos e outros equipamentos utilizados para a produção e armazenamento do conteúdo estão sendo apreendidos para análise forense e as autoridades esperam que a ação contribua para a identificação de outros envolvidos na rede, além de reforçar a necessidade de atuação conjunta, e contínua, no combate a esse tipo de crime.

Nacional

A Operação faz parte de uma força-tarefa, coordenada pelo Ministério Público, por meio do de São José do Rio Preto, a Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do Deinter 5, que contou com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI) e da Embaixada dos Estados Unidos, com foco no combate à exploração sexual infantil na internet.

Segundo a polícia, com o avanço das investigações foi possível descobrir a existência de um número muito expressivo de criminosos que, dissimulando o fato de serem adultos, entram em contato com as crianças e adolescentes por meio de variados tipos de plataformas digitais, para induzi-las a produzir conteúdo de nudez e até mesmo de , com a finalidade de consumir o material produzido e depois distribuí-lo em grupos fechados de troca de mensagens, como o Telegram, o Instagram, o Signal e o WhatsApp, inclusive em jogos como o Roblox.

‘Lobo Mau’ 

O nome da operação faz referência justamente ao criminoso predador sexual que se esconde atrás de uma fachada de normalidade para se aproximar da vítima, ganhar a confiança dela e depois atacá-la, situação que é potencializada enormemente no ambiente virtual, onde as pessoas não se veem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Coxim marca 39ºC e fica entre as cidades mais quentes e com menor umidade do país

senadores de ms

Senado aprova redução de inelegibilidade; confira como votou a bancada de MS

Resumo: 1º dia do julgamento de Bolsonaro tem Moraes defendendo soberania e lista de evidências de Gonet

Suspeito de espancar homem em situação de rua até a morte é preso em Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Cármen Lúcia repreende advogado por ‘confusão’ sobre voto impresso e voto auditável

Últimas Notícias

Cotidiano

Pantanal tem menor índice de queimadas entre os biomas em dados anuais

Segundo o Inpe, bioma registra apenas 0,4% dos focos de incêndio em todo o território nacional

Polícia

Homem é preso suspeito de estuprar adolescente de 11 anos que estava ‘desaparecido’ em Campo Grande

O homem conquistava os menores oferecendo bebidas, comidas, videogame e piscina

Cotidiano

Caso Emanuelly reacende debate e divide opiniões sobre redução da maioridade penal 

O Jornal Midiamax foi até as ruas ouvir a opinião dos leitores, além de trazer a visão de especialista sobre o assunto

Política

Para Rose, saída do União Progressista da base do PT é ‘natural’ com projeto presidencial

Integrante da federação, União Brasil tem pré-candidato à presidência confirmado