Pular para o conteúdo
Polícia

Indígenas denunciam novo ataque em área de conflitos com fazendeiros em Douradina

Cimi e lideranças pedem providências das autoridades federais
Lucas Caxito -
(Reprodução, Thiago Miotto/Cimi)

Um grupo de indígenas Guarani Kaiowá denunciam novo ataque a tiros na tarde deste domingo (14), em – a 195 quilômetros de . O ataque teria sido motivado por retomada de parte do território Panambi – Lagoa Rica, ocorrida durante a madrugada.

Segundo informações do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a ofensiva deixou um indígena ferido. Ainda de acordo com o Conselho o território de Lagoa Rica já é uma terra oficialmente reconhecida, identificada e delimitada com 12,1 mil hectares no ano de 2011. Seu processo de demarcação, no entanto, está paralisado.

Em nota, a Aty Guasu (Assembleia Geral do Povo Kaiowá e Guarani), lamentou o ataque. A postagem informa ainda que o mesmo grupo suspeito de ter atacado já atentou contra a comunidade em 2015. Confira o comunicado:

“[…] decidimos retomar, nesta madrugada (14), parte de nosso território de Panambi – Lagoa Rica, localizada no município de Douradina, no Mato Grosso do Sul. Em represália, durante a tarde, fomos atacados por fazendeiros da região, que em bandos invadiram nossa comunidade. Na mesma tarde, no tekoha Guayrakamby’i, que integra o mesmo território, um indígena foi alvejado”, disse.

“Eles estão atirando para matar e prometendo um massacre. Estamos pedindo, urgentemente, socorro. Lembramos que em 2015, estes mesmos grupos de fazendeiros já atacaram a comunidade de Guyrakamby’i, e que só não cometerem uma chacina porque o MPF (Ministério Público Federal) impediu. Solicitamos urgente ajuda e que o Estado garanta nossa segurança, pois estamos em nosso território ancestral”, complementa.

Por fim, a nota também reivindica o direito à demarcação do território indígena, e faz uma crítica ao Marco Temporal.

“Queremos nossa terra e seguiremos em marcha em busca do direito à demarcação de nosso território que nos é garantido pela Constituição Federal em seus artigos 231 e 232. Com isso denunciamos a inconstitucionalidade da Lei 14.701 e da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 48”, finaliza a nota.

As DPU (Defensorias Públicas da União) e do DPE (Estado de Mato Grosso do Sul); MPF (Ministério Público Federal) e a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) foram acionados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Família procura por idoso com Alzheimer que saiu para caminhar e desapareceu em Campo Grande

VÍDEO: Eletricista esquece chave dentro de carro e veículo é furtado em 30 segundos

br-163

‘Parece piada’, diz Rodolfo Nogueira sobre CCR MSVia concorrer novamente à BR-163

Gripe aviária no Brasil: o que se sabe até o momento

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

moraes

STF livra dois oficiais do Exército de ação de golpe; saiba quem são

Últimas Notícias

Política

Para Zé Teixeira, Governo Federal deveria duplicar a BR-163 para ‘conservação’

Novo contrato de concessão da BR-163 prevê menos trechos para duplicar em comparação com o anterior

Le Blog Maria Antonia

Tom Cruise quer atuar por mais quatro décadas

Tom Cruise está longe de pensar em aposentadoria. Durante a première de Missão: Impossível – O Acerto de Contas em Nova York, o astro de Hollywood afirmou ao The Hollywood Reporter que pretende continuar atuando por, no mínimo, mais quatro décadas. “Eu disse que faria filmes até os 80 anos; na verdade, vou fazê-los até … Continued

Le Blog Maria Antonia

Show de Alok no Pacaembu promete pirotecnia, drones e inovação

O DJ Alok, 33, promete surpreender o público de São Paulo com um espetáculo inédito. No dia 28 de junho, ele apresenta sua nova turnê, “Aurea”, na Arena Mercado Livre Pacaembu, localizada na zona oeste da capital paulista. A proposta é entregar uma versão pirotécnica e ampliada do show apresentado no icônico festival Coachella, nos … Continued

Le Blog Maria Antonia

Inspiração em alta-costura mexicana e 700 horas de trabalho: o vestido Dior da atriz Natalie Portman em Cannes 2025

Natalie Portman retornou ao tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes com vestido alta-costura Dior para a exibição de “Eddington” deslumbrante. A atriz apostou em uma criação Dior em tule e veludo preto, bordada com escamas prateadas. De acordo com a “Vogue” da França, o vestido de Natalie foi total inspirado no modelo de … Continued