Pular para o conteúdo
Polícia

Contra crimes digitais, delegacia é criada em MS e deve começar a operar no 1° semestre de 2025

Relatório da Norton Cyber Security, de 2021, classificou o Brasil como o terceiro país com mais dispositivos infectados por ameaças digitais no mundo. Segundo a pesquisa, 58% dos brasileiros afirmaram ter sido vítimas de crimes cibernéticos naquele ano, o que resultou em prejuízos estimados em R$ 32 bilhões.
Mirian Machado -

A Dercc (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos) foi criada e aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior da Polícia Civil na quarta-feira (11). A delegacia deve ser instalada ainda no primeiro semestre de 2025.

Apenas Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul não possuíam delegacia especializada nesse tipo de enfrentamento. O projeto partiu do próprio Delegado Geral, Lupérsio Degerone Lúcio, que também preside o Conselho Superior.

Conforme a polícia, a delegacia é um grande passo no combate aos crimes digitais, visto o crescente número de golpes e crimes cometidos por meios digitais em todo o estado.

“Por muitas vezes, a vítima reside no Mato Grosso do Sul e os autores estão em outros estados. Isso exige um fortalecimento da instituição para combater esses crimes com eficiência”, explicou o Delegado Geral.

“Estamos evoluindo. Hoje, dificilmente há quem não tenha sido vítima ou alvo, ao menos em tentativa, de crimes cibernéticos. São parentes, amigos, idosos, empresários, comerciantes… todos vulneráveis. Vamos capacitar nossos servidores para atender bem à população e investigar com eficácia”, destacou.

Como a DERCC irá atuar?

De acordo com o texto do decreto que regulamenta a criação da nova delegacia, a DERCC terá jurisdição em todo o Mato Grosso do Sul, focando na investigação de infrações penais praticadas com o uso de recursos tecnológicos ou da internet. Entre os crimes a serem combatidos estão os de natureza econômica e patrimonial, bem como aqueles que atentam contra a honra e a liberdade individual por meio cibernético.

Crimes cibernéticos no Brasil

Dados recentes mostram a urgência da criação de delegacias especializadas. Relatório da Norton Cyber Security, de 2021, classificou o Brasil como o terceiro país com mais dispositivos infectados por ameaças digitais no mundo. Segundo a pesquisa, 58% dos brasileiros afirmaram ter sido vítimas de crimes cibernéticos naquele ano, o que resultou em prejuízos estimados em R$ 32 bilhões.

Golpes financeiros, como o phishing, são os mais comuns. Essa prática consiste no envio de mensagens falsas com links fraudulentos para roubo de dados pessoais e financeiros. Usuários de smartphones e do aplicativo WhatsApp estão entre os principais alvos dos criminosos virtuais.

A criação da DERCC representa uma resposta concreta da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul à necessidade de se fortalecer no enfrentamento dessas práticas criminosas que têm causado prejuízos e insegurança à população.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De volta à Sul-Americana após nove anos, Vitória busca empate diante do Universidad de Quito

Adolescentes são encontrados mortos já em estado de decomposição em MS

Grêmio joga mal, mas bate Sportivo Luqueño na estreia da Copa Sul-Americana

Mulher fica em estado gravíssimo ao sofrer golpes de faca na cabeça

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

São Paulo é pouco criativo, mas tem alívio com gol de Alisson em estreia na Libertadores

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

O motorista seguia com a S-10, sentido ao Bairro Los Angeles

Trânsito

VÍDEO: picape cai em cratera de rua no Parque do Sol

Moradores tiveram que ajudar o condutor, para retirar o veículo do local

Esportes

Botafogo mostra evolução, mas perde para o Universidad de Chile na estreia da Libertadores

Campeão brasileiro fica sem pontuar no Grupo A

Polícia

Dois são presos por furto de ferramentas em construção de creche

Responsável pela obra, ao chegar pela manhã no local para dar início aos trabalhos, constatou o furto