Pular para o conteúdo
Polícia

Com superpopulação, maior presídio de MS tem apenas um policial penal para cada 170 detentos

Mais de 50 manifestantes se reuniram na frente da Penitenciária Estadual esta quarta-feira por melhores condições de trabalho
Marcos Morandi -
Protesto aconteceu nesta quarta-feira (fotos: Marcos Morandi, Midiamax)

Com superpopulação carcerária e detentos pertencentes a facções criminosas, a PED (Penitenciária Estadual de ) tem apenas 1 policial penal para cada 170 presos, que vive sob constante pressão. O alerta é dos servidores do estabelecimento que lutam por melhores condições de .

Nesta quarta-feira (4), mais de 50 policiais fizeram uma manifestação em frente à penitenciária. Entre as principais reivindicações está a regulamentação da carreira e progressão automática.

“Nós também estamos reivindicando a equiparação salarial com as demais forças de segurança do Estado. Está passando da hora do governador olhar com mais atenção para o policial penal que é considerada a segunda profissão mais perigosa do mundo”, explica Edmar Lei Silva, diretor regional do (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS).

Conforme dados da categoria, a PED abriga atualmente mais de 2.540 detentos. Desse tota 225 são indígenas. Os detentos estão distribuídos em três raios (pavilhões) da penitenciária. O raio II é o mais populoso, com 730 presos, juntamente com o setor linear, com 630 custodiados.

“Estamos correndo risco permanente em nossas funções. Na maioria das vezes contamos com somente 2 policiais para atendimento de cada raio. É uma pressão desumana que transforma nosso ambiente de trabalho num verdadeiro caos. Estamos à beira do colapso”, explica uma policial penal ouvida pela reportagem do Jornal Midiamax.

Segundo o delegado sindical, caso nenhuma providência seja tomada, a situação tende a se agravar, uma vez que alguns policiais já abdicaram de fazer horas extras, modificado a rotina na PED e isso afetar as visitas aos internos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Decisão do TCU sobre controle de bebidas é suspensa pelo STF

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Duas carretas são apreendidas com mais de 600 pneus contrabandeados

Cristo Redentor abraça cachorro em ação pelo Dia dos Animais de Rua

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

DJ nascida em Dourados é presa em Portugal por exploração sexual

Temporal causa alagamento e fecha rodovias no Rio de Janeiro

Últimas Notícias

Brasil

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

O julgamento virtual começou na semana passada e não tem data para ser retomado

Mundo

Peña diz que espionagem do Brasil ‘reabre velhas feridas’ da Guerra do Paraguai

Remontou à guerra do Paraguai (1864-1870)

Cotidiano

Familiares procuram por Vanessa Rebeca que desapareceu em Três Lagoas

Familiares procuram por Vanessa Rebeca de 12 anos que desapareceu no Bairro Vila Piloto em Três Lagoas, cidade a 325 quilômetros de Campo Grande, nesta sexta-feira (04). A mesma possuí autismo e faz uso de remédios controlados. Caso alguém tenha visto a Vanessa, favor entrar em contato com a mãe, Kenia, pelo 67 99184-4244 ou … Continued

Polícia

Motorista foge e abandona carro com 976 Kg de maconha na BR-376

Iniciou-se uma perseguição até que o condutor abandonou