Pular para o conteúdo
Polícia

Com superpopulação, maior presídio de MS tem apenas um policial penal para cada 170 detentos

Mais de 50 manifestantes se reuniram na frente da Penitenciária Estadual esta quarta-feira por melhores condições de trabalho
Marcos Morandi -
Protesto aconteceu nesta quarta-feira (fotos: Marcos Morandi, Midiamax)

Com superpopulação carcerária e detentos pertencentes a facções criminosas, a PED (Penitenciária Estadual de ) tem apenas 1 policial penal para cada 170 presos, que vive sob constante pressão. O alerta é dos servidores do estabelecimento que lutam por melhores condições de .

Nesta quarta-feira (4), mais de 50 policiais fizeram uma manifestação em frente à penitenciária. Entre as principais reivindicações está a regulamentação da carreira e progressão automática.

“Nós também estamos reivindicando a equiparação salarial com as demais forças de segurança do Estado. Está passando da hora do governador olhar com mais atenção para o policial penal que é considerada a segunda profissão mais perigosa do mundo”, explica Edmar Lei Silva, diretor regional do (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de MS).

Conforme dados da categoria, a PED abriga atualmente mais de 2.540 detentos. Desse tota 225 são indígenas. Os detentos estão distribuídos em três raios (pavilhões) da penitenciária. O raio II é o mais populoso, com 730 presos, juntamente com o setor linear, com 630 custodiados.

“Estamos correndo risco permanente em nossas funções. Na maioria das vezes contamos com somente 2 policiais para atendimento de cada raio. É uma pressão desumana que transforma nosso ambiente de trabalho num verdadeiro caos. Estamos à beira do colapso”, explica uma policial penal ouvida pela reportagem do Jornal Midiamax.

Segundo o delegado sindical, caso nenhuma providência seja tomada, a situação tende a se agravar, uma vez que alguns policiais já abdicaram de fazer horas extras, modificado a rotina na PED e isso afetar as visitas aos internos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsa Família

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 4 recebem parcela de maio nesta quinta-feira

VÍDEO: PM é acionada para tentativa de ocupação em fazenda em MS

Ex-apresentador da Globo, Jonas Almeida revela luta contra câncer: ‘Pesado’

Depois de filme sobre Caminho de Peabiru, Dakila pesquisa  apresenta festival de música ‘dimensional’

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

veto

Veto de R$ 8,7 milhões para entidades sociais volta para votação na Câmara

Últimas Notícias

Cotidiano

Está na lista? Agetran divulga relação de condutores que cometeram infrações em maio

Os condutores autuados têm o prazo de 30 dias para apresentar defesa ou informar o infrator

Polícia

Bêbado, jovem é preso após invadir casa de idosos para jantar em MS

Suspeito ainda consumiu garrafa de pinga que encontrou na cozinha

Mundo

Kim Jong-un classifica falha de lançamento de navio de guerra como ‘ato criminoso’

Acidente ocorreu na última quarta-feira (21) na Coreia do Norte

Polícia

Após ser presa, mulher põe a mãos nas partes intimas e tenta esfregar em escrivã

Acusada também quebrou uma porta da delegacia