Com redução de policiais penais em MS, DOF coloca helicópteros para sobrevoo em presídio
A categoria reivindica uma legislação que assegure as atividades em unidades penais do Estado.
Thatiana Melo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a redução do efetivo de policiais penais em Mato Grosso do Sul, helicópteros do DOF (Departamento Operações da Fronteira) fizeram voos nos arredores da PED (Penitenciária Estadual de Dourados). A categoria reivindica uma legislação que assegure as atividades em unidades penais do Estado.
“O movimento dos policiais penais e um pedido de socorro. Muitas atribuições foram repassadas das funções do judiciário, polícia militar, policial civil, sem nenhum reajuste salarial ou aumento dos recursos humanos.”, disse o agente. “Está ocorrendo de ter um servidor para cuidar de 350 presos em um pavilhão”, disse o agente.
Ainda segundo o agente desde 2016 não ocorre concurso para a categoria. “Atualmente a Agepen inaugurou 4 novas unidades, assumiu as torres de segurança, a custódia hospitalar, videoconferências, escoltas médicas, de audiência de custódia, de audiências, e o último concurso foi em 2016.”, relatou.
Com efetivo reduzido, helicópteros do DOF fizeram sobrevoos em cima da PED para tentar garantir a segurança. Na PED, quatro torres ficaram sem agentes para fazer a segurança, conforme um dos servidores.
O movimento, nomeado como “Operação Legalidade”, pede a regulamentação da carreira. Os servidores estariam trabalhando em escala mínima, em todos os presídios, incluindo no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, conhecido como “Máxima”.
Segundo o presidente do Sinap-MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul), André Luiz Santiago, houve negociação com a Agepen e Governo do Estado, entretanto, sem acordo. Com isso, os agentes entregam as horas extras neste domingo em protesto. A categoria decidirá em assembleia a adesão da operação.
O que diz a Agepen
Em nota enviada ao Jornal Midiamax, a Agepen informou que está acompanhando a manifestação. O comunicado diz que não há registros de alterações disciplinares pela massa carcerária e as unidades estão dentro da normalidade. As visitas estão ocorrendo. Em algumas unidades prisionais, contudo, hoje não é dia de visitas devido ao calendário de visitação.
“Com relação aos uniformes, a Agepen aguarda a publicação de Decreto Governamental, que regulamenta e oficializa o padrão para poder dar início à confecção, com recursos já reservados para isso”.
Notícias mais lidas agora
- Deam investiga 7 registros de vítimas de motociclistas assediadores em Campo Grande
- Polícia flagra marido espancando mulher com barra de ferro dentro de banheiro em MS
- ‘Mãe, Jhonathan se matou’: Tiro atingiu testa de vítima e rapaz tentou mentir sobre crime
- Turista tem costela quebrada ao descer de tobogã durante confraternização em MS
Últimas Notícias
CNJ julga nesta semana desembargador de MS investigado por dar ‘brecha’ para fuga de chefão do PCC
O desembargador aposentado é citado em operação que investiga venda de sentenças
Acidente entre caminhonete e caminhão deixa três mortos na BR-163 em MS
Acidente ocorreu no km 576 por volta das 11h15 da manhã
Náutico sai na frente e fica com vantagem contra o Aefa na semifinal do Estadual Sub-17
Time da Capital fez 2 a 1 em casa e tem vantagem na rodada de volta do Estadual
Casal é preso após tentar passar R$ 2 mil em compras e pagar R$ 13 em atacadista de Campo Grande
Ambas passaram por audiência de custódia e foram liberadas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.