Pular para o conteúdo
Polícia

Com redução de policiais penais em MS, DOF coloca helicópteros para sobrevoo em presídio

A categoria reivindica uma legislação que assegure as atividades em unidades penais do Estado.
Thatiana Melo -
Visitação em presídio (Fala Povo Midiamax)

Com a redução do efetivo de policiais penais em , helicópteros do DOF (Departamento Operações da ) fizeram voos nos arredores da PED (Penitenciária Estadual de ). A categoria reivindica uma legislação que assegure as atividades em unidades penais do Estado.

“O movimento dos policiais penais e um pedido de socorro. Muitas atribuições foram repassadas das funções do judiciário, polícia militar, policial civil, sem nenhum reajuste salarial ou aumento dos recursos humanos.”, disse o agente. “Está ocorrendo de ter um servidor para cuidar de 350 presos em um pavilhão”, disse o agente.

Ainda segundo o agente desde 2016 não ocorre concurso para a categoria. “Atualmente a Agepen inaugurou 4 novas unidades, assumiu as torres de segurança, a custódia hospitalar, videoconferências, escoltas médicas, de audiência de custódia, de audiências, e o último concurso foi em 2016.”, relatou.

Com efetivo reduzido, helicópteros do DOF fizeram sobrevoos em cima da PED para tentar garantir a segurança. Na PED, quatro torres ficaram sem agentes para fazer a segurança, conforme um dos servidores. 

O movimento, nomeado como “Operação Legalidade”, pede a regulamentação da carreira. Os servidores estariam trabalhando em escala mínima, em todos os presídios, incluindo no Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, conhecido como “Máxima”.

Segundo o presidente do Sinap-MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul), André Luiz Santiago, houve negociação com a Agepen e Governo do Estado, entretanto, sem acordo. Com isso, os agentes entregam as horas extras neste domingo em protesto. A categoria decidirá em assembleia a adesão da operação.

O que diz a Agepen

Em nota enviada ao Jornal Midiamax, a Agepen informou que está acompanhando a manifestação. O comunicado diz que não há registros de alterações disciplinares pela massa carcerária e as unidades estão dentro da normalidade. As visitas estão ocorrendo. Em algumas unidades prisionais, contudo, hoje não é dia de visitas devido ao calendário de visitação.

“Com relação aos uniformes, a Agepen aguarda a publicação de Decreto Governamental, que regulamenta e oficializa o padrão para poder dar início à confecção, com recursos já reservados para isso”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vista aérea de Caarapó. Prefeitura contratou serviço de outsourcing para atender pastas. (Divulgação)

Outsourcing: Caarapó contrata empresa para terceirizar compras por R$ 14 milhões

Após derrota, José Aldo anuncia aposentadoria do MMA

papa mães

VÍDEO: Papa Leão XIV envia ‘saudação carinhosa para todas as mães’

Jovem desaparecido há 2 dias é encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Família lamenta morte de fisiculturista que competia em MS: ‘uma pessoa incrível’

Últimas Notícias

Cotidiano

Em maio, consultório móvel veterinário atenderá três bairros em Campo Grande

Os atendimentos são realizados por distribuição de senhas, sendo 5 para consultas e 5 para castração, por período

Polícia

Sem contato com filhas há 2 anos, homem procura delegacia em Campo Grande

Pai teria sido informado pela escola que a filha mais velha estaria morando na cidade do Rio de Janeiro

Cotidiano

Queda de árvore tumultua moradores no Jardim Colúmbia, que alertam: ‘mais árvores podem cair’

Situação aconteceu no fim de semana do Dia das Mães

Política

Comissão debate ações para o desenvolvimento agrário nesta segunda na Alems

O evento acontece no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, a partir das 15h