Chefe do narcotráfico no Paraguai, ‘Tío Rico’ vai a julgamento 

Miguel Ángel Insfrán Galeano, conhecido como ‘Tío Rico’, está preso desde fevereiro de 2023

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Foto: Reprodução/Redes sociais)

A Justiça paraguaia determinou nesta quinta-feira (31) que Miguel Ángel Insfrán Galeano, conhecido como ‘Tío Rico’, e considerado o chefe do narcotráfico no Paraguai, país que faz fronteira com o Brasil por Ponta Porã, a 315 quilômetros de Campo Grande, vai a julgamento.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O narcotraficante – preso em fevereiro de 2023 no Rio de Janeiro – é acusado de introdução no país e envio para o exterior de substâncias entorpecentes, bem como comercialização ilícita de substâncias perigosas e associação criminosa. 

Segundo publicou a imprensa paraguaia, ABC Notícias, a Juíza Rosarito Montanía, especialista em crime organizado, foi quem determinou que ‘Tío Rico’ seja submetido ao julgamento oral e público. 

Investigações

Miguel Ángel Insfrán Galeano é um dos investigados no âmbito da ‘Operação A Ultranza’, que investiga lavagem de dinheiro do tráfico internacional de cocaína. Segundo informações policiais, ‘Tío Rico’ tem uma extensa ficha e teria iniciado no crime organizado cometendo delitos relacionados a furtos de veículos e também assalto à mão armada.

Durante a ‘Ultranza’, os agentes da Senad encontraram propriedades valiosas e carros de luxo. Os bens foram adquiridos com dinheiro do tráfico. Os policiais paraguaios também invadiram uma casa na cidade de Presidente Franco, onde foram apreendidos R$ 73 milhões, um fuzil, três pistolas e dois revólveres.

Parte do dinheiro era administrada pelo pastor José Alberto Insfrán Galeano, também conhecido como ‘pastor do tráfico’, que montou igrejas evangélicas no Paraguai que eram usadas como fachadas.

Além dele, Rodrigo Emilio Montalva Agüero – preso em fevereiro deste ano – é investigado por integrar a organização criminosa liderada por Miguel e Sebastián Enrique Marset Cabrera. Rodrigo é apontado como operador logístico de ‘Tío Rico’.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados