Após mortes causadas por raio em MS, saiba como se proteger durante tempestades
Nessa quinta-feira (19) uma mulher morreu após ser atingida por raio em Sete Quedas
Lívia Bezerra –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após Mato Grosso do Sul registrar a morte de Marilda Ricartes, de 38 anos, e do peão Leonardo Moreira de Paula, de 33, em Mato Grosso do Sul, o Jornal Midiamax separou alguns cuidados que devem ser tomados durante temporais.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A morte de Marilda ocorreu nessa quinta-feira (19) durante um temporal em Sete Quedas, a 467 quilômetros de Campo Grande, quando ela estava em casa. Já a morte do peão foi em março deste ano, quando ele usou o aparelho celular durante temporal e sofreu uma descarga elétrica em Água Clara.
Apesar dos óbitos terem ocorrido em um longo espaço de tempo, Mato Grosso do Sul está entre os três estados com maior incidência de raios do Brasil, conforme dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ou seja, é preciso que a população se atente em relação aos cuidados durante uma tempestade.
Contudo, existem muitos mitos e verdades em relação ao assunto. Por isso, há uma cartilha disponibilizada pelo Inpe que esclarece algumas das principais dúvidas sobre situações que podem atrair descargas elétricas e informa o que é necessário fazer para ficar protegido.
Espelho atrai raios?
Segundo especialistas, a crença é, na verdade, lenda que surgiu em um período em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – e elas, sim, atraem raios. Desvendado o mito, já não há necessidade de cobrir espelhos durante tempestades.
Um raio não atinge duas vezes o mesmo local?
Ditado popular, sem qualquer fundamento científico. Um dos exemplos apontados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que recebe cerca de seis descargas elétricas por ano.
Árvores atraem raios, ou nos protegem deles?
Um das maiores incidências de raios ocorrem em áreas rurais e uma das recomendações é não se abrigar próximo de árvores, portanto, elas não protegem e ainda colocam em risco a vida de quem procura abrigo debaixo delas.
Pode tocar em uma pessoa atingida por raio?
Sim. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a vítima de descarga elétrica não armazena energia, ou seja, pode ser tocada e deve ser ajudada imediatamente.
Estamos protegidos em prédios com para-raios?
Isso depende de seguir as orientações. O para-raios protege a estrutura das edificações, no entanto, quando um raio atinge o sistema de proteção tipo Franklin – comum na maioria dos prédios comerciais e residências – são induzidas correntes elétricas pela fiação e, por isso, é necessário evitar contato com a rede elétrica e telefônica.
O que precisamos evitar?
Ainda de acordo com o Inpe, a probabilidade média de uma pessoa morrer atingida por um raio no Brasil ao longo de toda a sua vida é de um em 25 mil, considerando o tempo de vida de 75 anos, porém, o risco aumenta de um em mil, dependendo da circunstância da pessoa durante a tempestade.
Cartilha do Inpe afirma que é necessário evitar equipamentos elétricos ligados à rede elétrica ou ficar perto de tomadas; falar ao telefone com fio ou utilizar celular conectado ao carregador; tomar banho em chuveiro elétrico; ficar próximo a janelas e portas metálicas; ficar próximo à rede hidráulica (torneiras e canos).
O que não fazer?
Permanecer dentro da água; caminhar às margens da água na faixa de areia, calçadão, beira de rio ou piscina; permanecer embaixo de guarda-sol, tendas e quiosques; ficar próximo a embarcações atracadas; realizar atividades de pesca navegando em embarcações ou na beira da água.
Como se proteger?
• Entre em um veículo não conversível e feche as portas e vidros e evite contato com a lataria; • Entre em moradias ou prédios, mantendo distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, de portas e janelas metálicas;
• Entre em abrigos subterrâneos, como metrôs ou túneis. Caso não haja abrigo seguro, afasta-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, mantenha os pés juntos e agacha-se até a tempestade passar. Não fique deitado.
Índice de mortes por descarga elétrica dentro de casa
Mesmo que pareça seguro se abrigar dentro de casa, as estatísticas revelam que essa é circunstâncias em que mais morrem pessoas atingidas por raios no Brasil.
Nessa quinta-feira (19), Marilda Ricartes estava em casa, que era de madeira, quando foi atingida por um raio e acabou morrendo com a descarga elétrica. O local não tinha rede de energia elétrica.
Segundo alguns relatos de moradores, caíram muitos raios na região devido ao temporal. No instante em que houve a ocorrência do raio na casa, outros locais próximos acabaram afetados, ocasionando a morte de um porco, a aproximadamente 100 metros do local.
Marilda teve morte instantânea, sem possibilidade de qualquer tipo de socorro ou auxílio pelos vizinhos.
Já o peão de rodeio, Leonardo Moreira de Paula, estava na sala com seu telefone carregando e usando o aparelho ao mesmo tempo. Foi quando ele recebeu uma descarga elétrica e acabou morrendo. O peão estava na casa de sua irmã quando o incidente ocorreu.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Após mudanças, entenda como funcionará a ‘saidinha’ de fim de ano em MS para presos
- VÍDEO: Polêmico por design ‘diferentão’, Tesla Cybertruck desfila nas ruas de Campo Grande
- Idosa atropelada no Tiradentes perdeu irmã em acidente em Campo Grande há 13 anos
- Primeira prefeita eleita no voto é diplomada em Campo Grande com vice e 29 vereadores
Últimas Notícias
Faccionados do PCC quebram parede de cela e fogem do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Um dos faccionados foi recapturado e dois continuam foragidos
Velório de empresário vítima de infarto aos 36 anos acontece nesta sexta-feira
A morte comoveu amigos e familiares de Campo Grande
Secretaria de educação publica regras para chamada e lotação de professores temporários
As regras destinam-se aos professores temporários da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande
Vai viajar? Cuidado com as fotos: gestos com as mãos podem ofender facções e causar mortes
Todo cuidado é pouco: além de sinais com os dedos, corte e cor de cabelo também podem representar grupos criminosos e colocar vidas em risco
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.