Pular para o conteúdo
Polícia

Após fuga no RN, Presídio Federal em Campo Grande ficará mais 5 dias com restrições

Medidas foram tomadas com a fuga de dois presos em Mossoró
Agência Brasil -

O Presídio Federal de permanecerá até a próxima quarta-feira (21) com restrições, dentre as quais estão de banhos de sol e de visitas para detentos. A medida atende a nova decisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciada nesta sexta-feira (16).

A portaria é assinada pelo diretor-substituto do Sistema Penitenciário Federal, José Renato Gomes Vaz, e mantém a elevação do nível de segurança das unidades de segurança máxima. A medida também suspende as atividades de assistência educacional, laboral e religiosa, além de limitar o acesso às alas de vivências, isolamento e inclusão.

As medidas estão em vigor desde que a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) elevou para o Nível 2 o grau de segurança nas penitenciárias federais. Além de Campo Grande, as demais unidades estão em (DF), Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO).

A providência foi uma resposta à de dois presos de alta periculosidade da unidade de Mossoró, na última quarta-feira (14). Foi a primeira fuga de detentos registrada no sistema penitenciário federal. Até a publicação desta reportagem, os fugitivos não tinham sido recapturados. As autoridades oferecem uma recompensa de R$ 50 mil por informações que levem à captura dos dois.

Segundo o ministério, a elevação do nível de segurança nas cinco penitenciárias federais visa a garantir a ordem e a disciplina nos estabelecimentos carcerários, bem como a segurança dos servidores e da população em geral. A princípio, contudo, valeriam apenas até este sábado (17) – dia em que a nova portaria entrará em vigor.

Os atendimentos de saúde, de advogados e cumprimento de decisões judiciais serão mantidos. Casos omissos, bem como as dúvidas surgidas na aplicação da portaria, serão solucionados pelo diretor da respectiva penitenciária federal.

Policiais penais

Por determinação do ministro Ricardo Lewandowski, o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, solicitou ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorização para nomear 80 policiais penais federais. No ofício que enviou à ministra Esther Dweck, Neto destaca a necessidade de o governo federal reforçar o efetivo da Força Penal Nacional a fim de fazer frente à ação de organizações criminosas e garantir a integridade do sistema prisional brasileiro.

De acordo com o secretário-executivo, “mais do que evidenciar a imperatividade de readequação e modernização dos procedimentos de segurança internos”, a fuga de dois presos da Penitenciária Federal em Mossoró “lança luz sobre a necessidade de se promover a recomposição dos quadros da Secretaria Nacional de Políticas Penais, hoje deficitário”.

Neto também defende que a Força Penal Nacional conte com um efetivo permanente e que esteja à disposição do ministério para “executar atividades e serviços cruciais para a preservação da ordem pública e a segurança das pessoas e do patrimônio no sistema penitenciário brasileiro”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump assina ordem executiva que modifica escopo de tarifas recíprocas; entenda

Israel ordena evacuação em Gaza e amplia operações em cidade sob crise humanitária

VÍDEO: Acidente deixa motociclista em estado grave e carro capotado em Dourados

Já ouviu falar em ‘Pix Pensão’? Proposta que facilita pagamento aguarda votação

Notícias mais lidas agora

padre carlo acutis

Padre de Campo Grande se ajoelhou na cama de Carlo Acutis e divulgou milagreiro ao mundo

bolsonaro

Confira como foram os primeiros dias de julgamento de Bolsonaro e o que esperar para a próxima semana

bodoquena MPMS SIGILO PROCURADOR

Procurador envia nudes para suposta adolescente e caso é investigado pela Corregedoria do MPMS

Brincadeiras infantis

Projeto que resgata brincadeiras infantis tradicionais inicia temporada gratuita neste domingo

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Não é a raça’: adestradores defendem responsabilidade de tutores de pit bulls e relacionam agressividade à criação

Nesta semana, cães da raça pit bull atacaram outros animais e um idoso em MS, após escaparem de residências

Polícia

Ladrão morre em confronto com a polícia após roubar motocicleta em MS

Comparsa que estava com o criminoso foi preso em flagrante

Transparência

Sejusp-MS compra veículos autobomba para Corpo de Bombeiros por R$ 2,4 milhões

Os veículos serão destinados ao Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul

Esportes

Taveirópolis e MAC abrem nova rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense neste sábado

A partida será às 16h, no Estádio Jacques da Luz