Agentes da PF (Polícia Federal) de Dourados realizam na próxima segunda-feira (26), ação educativa com o objetivo de prevenir o uso de entorpecentes e conscientizar quantos aos males causados pelas drogas. A ação faz alusão ao Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito.

Os trabalhos acontecem as 8 horas, quando alunos e professores da Escola Pública Estadual Ministro João Paulo dos Reis realizarão uma caminhada da escola à Delegacia de Polícia Federal em Dourados. A atividade terá acompanhamento de policiais e viaturas ostensivas da PF.

Segundo informações da coordenação do evento, durante toda manhã cerca de 400 alunos, com idades entre 10 e 16 anos, participarão de oficinas e palestras, nas quais terão contato com equipamentos da Polícia Federal.

Eles também recebem informações sobre a perícia técnica e orientações voltadas especialmente à questão da prevenção ao uso de entorpecentes.

Para este evento a PF contou com o apoio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), da Guarda Municipal de Dourados e da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

O Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1987.

A data escolhida busca conscientizar a população global sobre a importância de se discutir o tema, enfatizando a necessidade de combater os problemas sociais criados pelas drogas ilícitas, além de planejar ações de combate à dependência química e o tráfico de drogas.

A Delegacia de Polícia Federal em Dourados é destaque nacional no combate ao tráfico de drogas e organizações criminosas, devido a sua localização estratégica em área de fronteira do Brasil com o Paraguai. Somente neste ano, a delegacia já incinerou quase 7 toneladas de drogas apreendidas em ações da Delegacia.